Projeto Smart Metropolis é premiado na Califórnia

25-08-2017 / ASCOM
O projeto Smart Metropolis do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi premiado como Best Paper no 2017 IEEE International Conference on Smart City Innovations, realizado no mês de agosto, em Fremont, Califórnia (EUA). Os professores Nélio Cacho (DIMAp) e Allan Martins (DEE), ambos pesquisadores no Smart Metropolis, assinam o paper em parceria com pesquisadores da Karlsruhe Institute of Technology (KIT), da Alemanha. O artigo intitulado Feature Engineering for Crime Hotspot Detection apresenta uma abordagem para detecção de crimes no intuito de promover melhorias no contexto de segurança pública. Essa abordagem possui como elemento principal um algoritmo de classificação utilizando técnicas de Aprendizado de Máquina que faz uso de informações temporais e de localização para realizar predições de alta precisão acerca de uma dada categoria de crime. Para fins de avaliação da proposta, foram utilizados dados reportando ocorrências de crimes nas cidades de San Francisco (Estados Unidos) e Natal (Brasil) e os resultados obtidos mostraram que havia correlação entre características dessas zonas urbanas com áreas propensas ao registro de ocorrências de crimes. O Projeto SmartMetropolis busca desempenhar um importante papel na implantação de cidades inteligentes e humanas, congregando pesquisadores e profissionais com experiência teórica e prática em áreas como Ciência da Computação, Engenharias e Ciências Sociais. Como resultado concreto, o Projeto visa a concepção e desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicações de serviços integrados a serem oferecidos para às cidades brasileiras.