10ª Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações será realizada no IMD

13-09-2017 / ASCOM
Logo Epoca Com o tema “A Internet conectando tudo e todos”, a Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA) acontece entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). O evento, realizado anualmente, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem por objetivo promover a interação e a aproximação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da computação e afins no Rio Grande do Norte e estados vizinhos. Neste ano, a organização do evento está sob a responsabilidade dos professores Everton Cavalcante e Frederico Lopes, do IMD. Durante a 10ª edição da EPOCA os participantes poderão se familiarizar com a pesquisa científica nas diversas áreas da Computação, por meio de apresentações de artigos. Além de atualizarem seus conhecimentos e habilidades através de palestras e tutoriais. Submissão de artigos O evento está aberto à submissão de artigos técnico-científicos de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da computação. Os interessados podem apresentar os resultados de suas pesquisas científicas ou de aplicação tecnológica. Apesar de o tema central neste ano estar direcionado ao paradigma de Internet das Coisas, os trabalhos a serem submetidos ao evento não estão limitados a ele, podendo, portanto, abordar tópicos e aplicações em diversas áreas. A submissão de artigos curtos e completos está aberta até o dia 17/09/2017, por meio do sistema JEMS, no endereço disponível AQUI. Para mais informações sobre o evento, acesse a página oficial disponível AQUI. A EPOCA possui ainda um papel significativo na divulgação e promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para a interiorização da ciência no Brasil, discutindo e difundindo os diversos esforços empreendidos para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em computação. A INTERNET CONECTANDO TUDO E TODOS A EPOCA elege anualmente uma temática central para direcionar as atividades que serão conduzidas em sua programação. Neste ano, o tema será voltado principalmente para o paradigma de Internet das Coisas (IoT, do Inglês Internet of Things). A ideia desse paradigma é envolver diversos objetos físicos embarcados com sensores e atuadores, conectados por redes sem fio e que se comunicam usando a Internet, moldando uma rede de objetos inteligentes capazes de realizar variados processamentos, capturar variáveis ambientais e reagir a estímulos externos. Como resultado disso, surge uma gama de aplicações que podem se beneficiar dos novos tipos de dados, serviços e operações disponíveis. Esse tema é, portanto, de alta relevância, pois cada vez mais tem sido possível perceber o alto impacto da computação na presença generalizada em torno das pessoas e na variedade de coisas ou objetos que são capazes de interagir uns com os outros.