Pesquisas do Smart Metrópolis são premiadas em duas conferências internacionais

Duas pesquisas do projeto Smart Metrópolis do IMD foram premiadas em conferências internacionais
05-10-2017 / ASCOM
Cidades Inteligentes

Duas pesquisas do projeto Smart Metrópolis do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foram premiadas em duas conferências internacionais neste ano de 2017. Uma das pesquisas foi premiada como Best Paper no IEEE International Conference on Smart City Innovations, realizado no mês de agosto, em Fremont, Califórnia (EUA), e a outra pesquisa foi premiada também como Best Paper na 3° IEEE Smart
Cities Conference (ISC2 2017), realizada em setembro, em Wuxi, na China. O professor Nélio Cacho, vice-coordenador do Smart Metrópolis, tem participação nos dois artigos.

O artigo premiado em agosto, intitulado “Feature Engineering for Crime Hotspot Detection”, apresenta uma abordagem para detecção de crimes no intuito de promover melhorias no contexto de segurança pública. Ele é assinado pelos professores Nélio Cacho (DIMAp) e Allan Martins (DEE), pesquisadores no Smart Metrópolis, em parceria com pesquisadores da Karlsruhe Institute of Technology (KIT), da Alemanha.

A abordagem do paper possui como elemento principal um algoritmo de classificação, utilizando técnicas de Aprendizado de Máquina que faz uso de informações do tempo e da localização para realizar predições de alta precisão acerca de uma dada categoria de crime. Para fins de avaliação da proposta, foram utilizados dados reportando ocorrências de crimes nas cidades de San Francisco (Estados Unidos) e Natal (Brasil). Os resultados obtidos mostraram que havia correlação entre características dessas zonas urbanas com áreas propensas ao registro de ocorrências de crimes.

A segunda premiação, referente ao artigo intitulado “Towards an Architecture for Smart Garbage Collection in Urban Settings”, cuja autoria é do professor Nélio Cacho, vice-coordenador do Smart Metrópolis, em colaboração com pesquisadores da Universidade do Porto, Portugal, traz como principal contribuição a proposta de uma arquitetura de software que fornece simulação e implementação de algoritmos de geração de rotas e desafia os modelos tradicionais, fazendo melhor uso das tecnologias hoje disponíveis. Por exemplo, usa o Sistema de Transporte Artificial com o objetivo de suprimir as falhas e lacunas existentes nos sistemas atuais.

SOBRE O SMART METRÓPOLIS

O Projeto Smart Metrópolis busca desempenhar um importante papel na implantação de cidades inteligentes e humanas, congregando pesquisadores e profissionais com experiência teórica e prática em áreas como Ciência da Computação, Engenharias e Ciências Sociais. Como resultado concreto, o projeto objetiva a concepção e o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e à implantação de aplicações de serviços integrados a serem oferecidos para as cidades brasileiras.

Para mais informações, acesse: www.smartmetropolis.imd.ufrn.br