IMD certifica a terceira turma dos cursos técnicos em Angicos e Mossoró

Solenidade de certificação dos alunos dos cursos técnicos do IMD de Angicos e Mossoró
09-10-2017 / ASCOM
Curso Técnico Colação

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizou na última sexta-feira, 6, duas solenidades de certificação dos alunos dos cursos técnicos do IMD. A primeira aconteceu em Angicos, no Campus da UFERSA, no horário das 10h, e a segunda, em Mossoró, às 16h, no auditório da Pró-reitoria de Extensão da UFERSA.

Coordenador dos cursos técnicos, professor Marcel Oliveira Nas duas solenidades, o coordenador dos cursos técnicos, professor Marcel Vinicius de Oliveira destacou a importância dessa formação na vida dos alunos e o diferencial de se concluir esse curso no Instituto Metrópole Digital, sempre preocupado com a qualidade de formação de seus alunos. “O IMD sempre busca o melhor”, frisou.

O objetivo do IMD, disse ainda Marcel, é contribuir para que o Rio Grande do Norte se torne uma referência em Tecnologia da Informação.  Ele falou também das dificuldades enfrentadas com a diminuição de recursos, mas observou que essas dificuldades se transformaram em desafio.

A todos os formandos, o coordenador dos cursos técnicos deixa uma mensagem: a importância da continuidade da formação, continuidade dos estudo, pois a tecnologia avança a passos largos e qualquer intervalo  pode deixar o profissional para trás. Ele informou aos concluintes que o IMD/UFRN oferece diversas oportunidades de graduação e pós-graduação, assim como a UFERSA. "O meu conselho é: não parem de estudar”, concluiu.

Angicos

Em Angicos foram certificados 14 concluintes, nas habilitações de Informática para Internet e Rede de Computadores, que foram habilitados para atuarem na criação de sistemas para internet; montagem e manutenção de redes de computadores; instalação, manutenção e implementação de sistemas eletrônicos; dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial; e criação de jogos digitais.

A solenidade foi presidida pelo professor Marcel Oliveira, diretor dos cursos técnicos do IMD, e contou com as presenças  do coordenador do IMD, Polo Angicos, professor Francisco de Assis Pereira Vasconcelos; o diretor do Centro Multidisciplinar da UFERSA Angicos, professor Araken de Medeiros Santos; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA, professor Jean Berg da Silva, representando o reitor.

A oradora da turma, aluna Ednadja Mayara de Macedo, falou de sua certeza de que todos os concluintes levararão em sua bagagem “um pedacinho de sua turma, a lembrança dos momentos vivenciados nas aulas presenciais, dos eventos, dos papos furados, do lanches, comemorações e visitas técnicas”. Mayara agradeceu, ainda, a todos que contribuíram e partilharam de sua formação, fazendo-a crescer como profissional e ser humano.

O professor Francisco de Assis parabenizou os novos técnicos em Tecnologia da Informação, agradeceu a todos que o ajudaram a “tocar” o curso (Zamir, Diego, Washigton, Aline, Elise, Luana, Marlla, Denison e Etiene) e ao alunos, deixou uma mensagem: “sejam gentis, tenham coragem, educação, perseverança e bom humor”.

O professor Jean Berg destacou o papel da universidade na formação desses alunos, da parceria entre as duas universidades (UFRN e UFERSA) e os frutos que tem gerado. Ele reforçou o conselho do professor Marcel, para que os formando continuem estudando ou empreendendo, “sendo donos de seus destinos”, concluiu.

Mossoró

No Polo Mossoró do Instituto Metrópole Digital foram 16 alunos certificados. A solenidade contou com a presença de Marcel Oliveira, coordenador geral dos cursos técnicos do IMD, da professora Angélica Félix de Castro, coordenadora do Polo Mossoró, e do vice-reitor da UFERSA, professor José Domingos Fontenele Neto.

Após a entrada e chamada dos concluintes para entrega dos certificados, o orador da turma,  Ramon Sarmento da Silva fez seu discurso agradecendo a todos que participaram desse processo de formação (incluindo universidades, professores, familiares e amigos), em especial ao Instituto Metrópole Digital.

Ramon Sarmento falou das expectativas iniciais do curso, dos questionamentos e da aprendizagem: “com o tempo aprendemos a importância dessa nossa formação profissional e à medida em que aprendíamos mais sobre o mundo de trabalho e sua importância, essas dúvidas viraram certezas e percebemos que era isso o que realmente queríamos”.

A professora Angélica Felix concorda que os concluintes dos cursos técnicos não devem nunca deixar de estudar: “ essa formatura não é o fim”, frisou. Ela destacou que é importante que eles tenham, sempre, compromisso com a verdade e com a honestidade.

O vice-reitor da UFERSA, José Domingos, parabenizou toda turma e também destacou a necessidade de uma formação continuada, mostrando os cursos disponibilizados pela UFERSA em Mossoró e Angicos. Mas também enfatizou que os formando “não precisam ser empregados. Vocês podem ser empreendedores. O mercado está aberto”.

Natal

No Polo Natal, mais 104 alunos serão certificados em solenidade prevista para a noite desta segunda-feira, 9, no auditório da Reitoria. O orador será o aluno Thiago José da Silva. Amanhã, 10 de outubro, às 10h, 16 alunos recebem certificados no auditório do Centro regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), no Polo Caicó. O orador será o aluno Sergiany Diniz do Nascimento.

São 150 formandos, que concluem as habilitações de Automação Industrial, Eletrônica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Redes de Computadores.

Veja a quantidade de alunos por curso que colarão grau neste mês de outubro:

HABILITAÇÃO

Automação Industrial