Novas turmas da Residência em TI Aplicada à Área Jurídica tem aula inaugural

A nova turma é fruto da parceria entre o IMD e o Tribunal de Contas do Estado
09-10-2017 / ASCOM
Pós-graduação TI

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9, a aula inaugural de duas turmas da Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica, parceria firmada entre o Instituto Metrópole Digital (IMD), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

A solenidade contou a presença da reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz; o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo; o diretor de Projetos  e coordenador da turma de Residência com o TCE, professor Jair Leite; o presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Manoel Oliveira Erhardt; o diretor do  Foto da Justiça Federal do RN, juiz federal  Marco Bruno Clementino; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Gilberto Oliveira Jales; entre outras autoridades universitárias e do Judiciário.

O professor Ivonildo Rêgo fez uma apresentação do Instituto Metrópole Digital, fazendo um histórico, desde a sua criação até os dias de hoje, e destacando o papel do IMD na construção de um polo de desenvolvimento em TI no estado do Rio Grande do Norte, destacou: “Essa é sua missão”.

Em seguida, o professor Jair Leite, falando do modelo inovador da Residência e da excelência de seu corpo docente, afirmou que o IMD está pronto para mais esse desafio, “trazer o conhecimento científico para a prática”.

Falando como parceiro, o presidente do TCE, Gilberto Jales destacou o importante trabalho do IMD e o desafio de colocar a tecnologia a serviço da sociedade. Ele lembrou a revolução que está acontecendo dentro dos tribunais, com os processos eletrônicos e disse ter esperança de que essa parceria venha a induzir outras instituições a adotar essa mesma parceria, futuramente.

Professor da UFRN e diretor do Foro da Justiça Federal no RN, o juiz Marco Bruno considerou essa parceria “extremamente importante” e destacou que o “direito precisa se preparar para esse novo momento que a administração brasileira vive”. A Justiça Federal da 5ª região está trabalhando com processos eletrônicos  e o Tribunal tem se destacado em algumas medidas inovadoras.

O presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Manoel Oliveira Erhardt demonstrou seu apoio “integral” à parceria, reconhecendo a importância da Tecnologia da Informação para qualquer atividade, especialmente para a área jurídica. O processo eletrônico já tem permitido uma grande agilidade processual, afirmou, e “nós precisamos estar preparados  para soluções inovadoras”.

A reitora Ângela Paiva Cruz encerrou a série de discursos da solenidade de inauguração da Residência de TI Aplicada à Área Jurídica afirmando que essas parcerias são sempre bem vindas e que a Universidade tem um compromissos com a inclusão e a inserção digital. Esse projeto é bastante inovador e desafiador, disse a reitora,  reconhecendo que não é fácil fazer o diferente.

A Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica promove o estudo e o aprofundamento de técnicas e metodologias de TI voltadas ao Poder Judiciário, complementando a formação da graduação com conteúdos específicos, relevantes ao ambiente corporativo de TI no âmbito jurídico. Uma primeira turma, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) já funciona desde o início do ano. As turmas iniciadas hoje são resultado de parcerias com o Tribunal de Contas do Estado e o Tribuna da Justiça Federal no RN.