IMD certifica mais 104 técnicos em Tecnologia da Informação

Mais 104 técnicos em Tecnologia da Informação foram certificados pelo Instituto Metrópole Digital.
10-10-2017 / ASCOM
Colação Curso Técnico TI

Mais 104 técnicos em Tecnologia da Informação foram certificados pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada às 19h desta segunda-feira, 9 de outubro, no auditório da Reitoria (Campus Central da UFRN). A solenidade foi presidida pelo diretor do Instituto, José Ivonildo do Rêgo, e contou com as presenças do vice-diretor do IMD,  Adrião Duarte, o coordenador dos Cursos Técnicos, Marcel Vinicius de Oliveira, e pelo diretor de Ensino, Daniel Sabino.

Após a entrada dos formandos e entrega dos certificados, o orador da turma, concluinte Thiago José da Silva falou pelos seus colegas, fazendo os agradecimentos de praxe – Deus, família, cônjuges, namorados, amigos, coordenadores, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Metrópole Digital -  e aos professores, de forma especial, reconhecendo os seus valores, “numa época em que os valores estão invertidos”.

“ São muitos agradecimentos, pois são muitos os que acompanharam essa vitória, que apoiaram e que acreditaram no nosso objetivo. Nossa profunda gratidão”, afirmou Thiago, lembrando os questionamentos que surgiram no início do curso e a renúncia em favor do curso. Foram muitas, reconheceu. “Para cada escolha, uma renúncia! Abdicamos de muitas coisas para investir nessa caminhada, muitos de nós pensamos em desistir, mas a força de vontade e a crença na capacidade de superação foi muito mais forte”, afirmou

“Iremos agora em busca da prática para os nossos conhecimentos... Ao trabalho! Vamos colaborar com o nosso “biógrafo”, vamos fazer, tentar, melhorar, lutar, vencer! Nós fomos feitos para implementar melhorias, criar novas tecnologias. Fomos feitos para descobrir e para continuar a vida”, disse ao final de seu discurso.

Marcel Oliveira, coordenador dos cursos técnico, fez a saudação aos novos técnicos, parabenizando-os, estendendo as felicitações a toda família dos formandos e agradecendo a toda equipe que deu suporte aos cursos técnicos do IMD. Ele lembrou que o IMD, desde o princípio, tem se preocupado em fazer o melhor “e vocês, com certeza, são os melhores”.

A continuidade dos estudos – “nossa área não permite que paremos de estudar” -  é um conselho recorrente do professor Marcel aos seus alunos. E ele faz uma observação: “se ficarmos seis meses sem estudar, viramos dinossauros”.

O professor Daniel Sabino destacou, em seu discurso, que o conhecimento adquirido durante os cursos técnicos é imensurável e, falando da importância dos novos técnicos, ele afirmou que, por ser uma área transversal, qualquer área pode ser beneficiada por um curso técnico em TI. Segundo ele, as estatísticas mostram um grande número de postos ociosos em Tecnologia da Informação, “o que significa que existe vaga no mercado esperando por vocês”.

O diretor do Instituto Metrópole Digital, professor Ivonildo Rêgo, fez questão de mostrar a trajetória do Instituto, que começou como um projeto e hoje tem prestado um grande serviço ao Rio Grande do Norte. Essa área, afirmou ele, tem capacidade de mobilizar toda cadeia produtiva do estado.

Ivonildo Rêgo mostrou o atual estágio do IMD que, além de ofertar ensino, do curso técnico, passando pela graduação e pós-graduação, também é um grande gerador de negócio, a partir do momento em que oferece toda estrutura para incubação e pré-incubação de empresa. Além disso, o IMD está implantando um Parque tecnológico, que deverá gerar milhares de empregos no RN.

O diretor do IMD corrobora com o pensamento do coordenador dos cursos técnicos, Marcel Oliveira, e aconselha aos concluintes que continuem estudando. “O IMD continua aberto à qualificação de vocês”, frisou.