Empresa pré-incubada na Inova Metrópole tem método para rastreamento do câncer de mama

pré-incubada Chemovector faz rastreamento de câncer de mama.
16-10-2017 / ASCOM
Inova Empreendedorismo

No mês escolhido para trabalhar o tema da prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a pré-incubada Chemovector, da Inova Metrópole, uniu-se ao Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para expandir o projeto intitulado “Programa de rastreamento organizado do câncer da mama no Estado do Rio Grande do Norte utilizando a bioespectroscopia e técnicas multivariadas de classificação”.  Esse projeto busca um método de rastreamento do câncer de mama utilizando apenas o plasma sanguíneo.

Coordenado pelo professor Kássio Lima, do Instituto de Química da UFRN, o projeto utiliza uma pequena quantidade de sangue (3ml) para a análise, o que acontece através do cruzamento de dados químicos, partindo de um modelo saudável que poderá encontrar células cancerígenas, através de ferramentas computacionais (algoritmos) e estatísticas. Esse processo é chamado de quimiometria, no qual a Chemovector é pioneira no Brasil. Além disso, a pré-incubada também faz serviços de consultoria, controle de qualidade, automatização de processos e rastreamento de outras doenças.

A empresa é fruto da união de quatro alunos de pós-graduação apaixonados por química: Heloiza Athayde, Leomir Aires, Camilo Morais e Fernanda Saadna.  Os resultados, mesmo em apenas 8 meses de incubação, já podem ser vistos. A Chemovector é a primeira empresa brasileira a prestar o serviço de quimiometria e a primeira empresa formalizada com alunos do Instituto de Química da UFRN.

O serviço de incubação tem o intuito de auxiliar na transição entre ideia e empresa, ou pequenas empresas até a sua consolidação, prestando consultoria completa, algo que Leomir Aires, diretor de serviços e um dos sócios da Chemovector, destacou como mais importante ao fazer referência à vinculação da empresa com a Incubadora Inova Metrópole.

“O mais importante é o suporte que eles nos oferecem. Toda a infraestrutura, as oficinas sobre empreendedorismo, a tutoria de gestão e marketing, são o motor para o desenvolvimento da nossa solução”, afirmou, enfatizando em seguida sobre o peso de fazer parte de uma Incubadora de sucesso como a Inova: “Quando falamos que fazemos parte da incubadora Inova, os clientes nos olham diferente”, completou.

As coletas de sangue para as pesquisas acontecem todas as segundas-feiras do mês de outubro, em frente ao auditório da reitoria, das 14 às 17 horas. Podem participar mulheres sem diagnóstico prévio ou atual de câncer de mama, com idade acima de 18 anos e com ou sem histórico familiar. Todas as participantes irão receber um termo de consentimento informado pelo projeto durante a doação.