Lançado aplicativo que tornará segurança no Campus mais ágil

O aplicativo Campus Seguro foi lançado nesta sexta-feira, 20, no auditório do CIVT.

O aplicativo Campus Seguro, desenvolvido pelo Smart Campus, iniciativa do projeto Smart Metrópolis do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi lançado na tarde desta sexta-feira, 20, no auditório B205 do CIVT. Ele pretende tornar mais ágil o atendimento às ocorrências policiais nos campi da UFRN.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento a reitora Ângela Paiva Cruz, o vice-reitor José Daniel Diniz, o professor Jair Leite, diretor de projetos do IMD (na ocasião representando o diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo), o pró-reitor de Administração, Amailson Márcio Gomes, o diretor da Divisão de Segurança e Patrimônio, José  Anchieta de Freitas, além dos professores e alunos responsáveis pelo desenvolvimento desse aplicativo.

O Campus Seguro foi apresentado pelo professor Fred Lopes, coordenador do projeto Smart Metrópole, que explicou que essa plataforma veio auxiliar, em tempo real, a questão da segurança na universidade. Segundo ele, possui três aplicações: primeiro, para a comunidade universitária (estudantes, professores e servidores técnicos) gerar ocorrências; segundo, a interligação do Dashboard, onde o setor de vigilância pode visualizar e mapear as ocorrências, além de planejar sua atuação; e terceiro, o vigilante, que pode ser avisado, pela DSP, quando tiver de atender alguma ocorrência.

Lançado, inicialmente, em versão Android, o Campus Seguro deverá, posteriormente, ser lançado em versão IOS. Outras aplicações, segundo Fred Lopes, também serão lançadas em datas posteriores, como o botão pânico e o vias azuis.

O Smart Campus é o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e segundo a professora Thaís Batista, coordenadora desse projeto, o aplicativo é bastante útil para a comunidade universitária. A inciativa, afirmou, foi da Reitoria, que pretende tornar o campus mais inteligente e para isso o Smart Campus já está desenvolvendo outro aplicativo, para fazer o controle automático de ar condicionado de todo o Campus, “o que vai gerar uma economia de energia muito grande”.

Thaís lembrou que outros professores do Smart Metrópole e alguns alunos também estiveram envolvidos no desenvolvimento do Campus Seguro.

O pró-reitor de Administração, Amailson Márcio Gomes definiu o aplicativo como “um projeto ambicioso, que vai alavancar muitos outros projetos”, mas ele destacou a importância da questão da segurança. Ele acredita, inclusive, que, a exemplo dos sistemas SIG,m outras instituições deverão se interessar por esse novo aplicativo lançado pela UFRN.

A reitora Ângela Paiva Cruz encerrou a solenidade destacando que a tecnologia é de estrema importância no momento em que vivemos para solucionar qualquer problema e disse estar bastante orgulhosa dos professores e alunos envolvidos nesse projeto. Lembrou que a Universidade está juntando o conhecimento tecnológico com o trabalho da vigilância para construir uma solução para os problemas de segurança.

As boas ideias têm avançado nessa gestão, lembrou a reitora, fazendo referência ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que definiu alguns projetos estratégicos em eixos estruturantes. Esse aplicativo, enfatizou, é uma grande contribuição para modernização da gestão e propiciar sustentabilidade e qualidade de vida. E finalizou: “diante das dificuldades financeiras, temos que ter soluções inteligentes e com viabilidade do ponto de vista financeiro”.