IMD instala Conselho do Parque Tecnológico e assina protocolo de intenções com o Governo do Estado

Protocolo de intenções com Governo do Estado beneficia parque Tecnológico.
27-10-2017 / ASCOM
Empreendedorismo Inovação

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) instalou na manhã desta sexta-feira, 27, o Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Metrópole Digital, mesma oportunidade em que assinou o Protocolo de Intenções com o Governo do Estado, que permitirá às empresas associadas ao Parque o acesso ao Programa de Desenvolvimento Industrial (PROAD/RN), através de incentivos fiscais.

Assinaram o Protocolo de Intenções o reitor em exercício da UFRN, professor José Daniel Diniz Melo; o professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do IMD; e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Flávio Azevedo, representando o governador Robinson Farias.

Antecipando a assinatura do protocolo, o diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, professor Anderson Paiva Cruz afirmou que esse momento “é o marco para o funcionamento do Parque Tecnológico”. Ele afirmou, ainda, que, com uma governança de integração governo, empresa e academia, esse parque “ é uma responsabilidade de todos nós que estamos aqui. Ele só sai do papel se trabalharmos cooperados e integradamente”.

O diretor do IMD, Ivonildo Rêgo reiterou as palavras de Anderson e acrescentou que o Parque é uma construção iniciada há muito tempo, mas que começa agora a ser consolidado. O ponto de partida, lembrou, foi a parceria com a Prefeitura de Natal, que criou uma Lei de incentivos fiscais, e agora o Governo do Estado, um parceiro também muito importante. A criação do parque, destacou, sempre foi o grande desafio do IMD.

Ivonildo afirmou que o IMD montou uma estrutura completa para formação de talentos, que passa pelo Programa Talento Metrópole e pelos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. “Tudo construído com a preocupação única de gerar esse polo tecnológico, fazer essa interação da universidade com o setor produtivo”.

o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo também fez questão de ressaltar a importância da interação academia-empresa e reconheceu que o empreendedor brasileiro, especialmente o nordestino, não valoriza a pesquisa. “Esquecemos que a pesquisa gera inovação e só através da inovação conseguimos a competitividade, e competitividade garante a sobrevivência das empresas”. O IMD/Parque Tecnológico, segundo ele, é um exemplo de que é possível aplicar bem os recursos públicos.

O reitor em exercício, José Daniel Diniz agradeceu o apoio e colaboração de todos aqueles que estão envolvidos na construção do Parque Tecnológico Metrópole Digital. No seu entender, a ideia do Parque é uma receita para o desenvolvimento. “Juntar a academia, o governo e a empresa é uma receita para o desenvolvimento”, afirmou. Daniel Diniz também elogiou o IMD, afirmando que o Instituto contaminou a instituição com a cultura do empreendedorismo.

Conselho Administrativo

Após a assinatura do protocolo, o Conselho Administrativo foi empossado e teve sua primeira reunião. A sua composição é a seguinte: José Ivonildo do Rêgo (Presidente) e Adrião Duarte Dória Neto, representando o IMD; Anderson Paiva Cruz (Vice-presidente) e Gustavo Fernandes Rosado Coêlho ( Parque tecnológico Metrópole Digital); Iris Linhares Pimenta Gurgel e Isabel Dillman Nunes (Inova Metrópole);  Jorge Tarcísio da Rocha Falcão,  Severino Cesário de Lima, Manoel Veras de Souza Neto, Luiz Eduardo Cunha Leite, Henrique Rocha de Medeiros, Ricardo Alexandre Valentim e André Laurindo Maitelli (UFRN); Luciano Oliveira de Faria e Ana Paula de Oliveira Marques ( Governo do Estado do Rio Grande do Norte); Glenda Dantas Ferreira e Irani santos (Prefeitura Municipal de Natal); José Ferreira de Melo Neto e José Eduardo Ribeiro Viana (SEBRAE/RN); Djalma Barbosa da Cunha Júnior e Roseanne Azevedo de Albuquerque (FIERN); e Rodrigo Siqueira Martins (IFRN) e Jorge Ramos de Figueiredo (Universidade Potiguar), representando as Instituições de Ensino Superior e Técnico do Estado do RN.