UFRN tem dois times na final da XIX Maratona Brasileira de Programação
25-09-2014 / ASCOM
Duas equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram classificadas para a fase final da XIX Maratona Brasileira de Programação. A fase regional do evento aconteceu no dia 13 de setembro de 2014 no CIVT, classificando as equipes natalenses AbsurdoLimitExceeded e POLO, que vão participar da fase final da maratona em Fortaleza, nos dias 7 e 8 de novembro de 2014.
A maratona contou com 643 times inscritos de 199 escolas de todo o Brasil, distribuídos em 41 sedes. O time mais bem colocado na sede de Natal, o AbsurdoLimitExceeded, obteve a 9ª colocação na classificação nacional, conseguindo resolver nove das 11 questões propostas. A equipe é formada por dois alunos do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e um da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). A equipe que se classificou em segundo lugar, a POLO, é composta por alunos do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA).
A fase regional de Natal da maratona foi organizada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). 21 equipes participaram, sendo 11 do campus central da UFRN, quatro da Escola Agrícola de Jundiaí, três da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e três da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Cada time é composto por três alunos, que tiveram cinco horas para resolver o máximo possível das onze questões propostas. As equipes tiveram à sua disposição durante a prova apenas um computador e materiais impressos, que incluíam livros, listagens e manuais.
A Maratona Brasileira de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiat Programmin Contest.
Esse evento tem como público-alvo alunos de graduação e iniciantes de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática, entre outros). Seu objetivo principal é desenvolver nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.