OBAMA é premiado em competição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)
O Projeto OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática) ficou em segundo lugar em evento de PE.
06-11-2017 / ASCOM
O Projeto OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática) ficou em segundo lugar, na categoria protótipo, no Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu). A competição faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que neste ano aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco. Além do OBAMA, outros 3 projetos do IMD também se classificaram no concurso.
OBAMA (Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática), Letra Livre 2.0 (um software educativo livre para o letramento), Zoom Case (software de apoio ao ensino e a aprendizagem de pessoas com baixa visão) e Janela 60 (simulador para aprendizagem tecnológica do idoso) são projetos desenvolvidos, na área de educação, por alunos e professores do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD.
Aa propostas de produtos e protótipos passaram por 3 fases de classificação: na primeira os 4 projetos do IMD se classificaram entre os 30 projetos para serem expostos no evento, na segunda fase, o OBAMA e o Janela 60 ficaram entre os cinco melhores que se apresentaram na final para uma banca de especialistas na área. Na fase final o OBAMA subiu ao pódio e trouxe o 2° lugar para o IMD.
O coordenador do projeto OBAMA, Dennys Leite Maia, professor do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), explica que ser um dos premiados no Congresso Brasileiro de Informática na Educação é uma grande conquista. “Mais do que alcançar o segundo lugar no Apps.Edu que, com certeza, representa uma grande conquista, considero que termos dois projetos do IMD/UFRN entre os 5 finalistas é um marco da consolidação da Informática na Educação como campo de pesquisa e desenvolvimento no nosso estado.”
Para ele, o fato de um projeto tão novo estar entre os vencedores comprova a sua relevância para a educação básica: “um projeto que em pouco mais de um ano alcança duas premiações é um feito que nos deixa muito contentes e certos de que estamos produzindo tecnologias digitais que, efetivamente, têm impacto na prática pedagógica”, completou Dennys.
Para conhecer mais sobre o projeto: https://obama.imd.ufrn.br/