Palestras sobre Pesquisa e Inovação marcam a aula inaugural do Talento Metrópole

21-02-2018 / ASCOM
Talento Metrópole Inovação

A aula inaugural do Talento Metrópole, programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que objetiva ofertar formação específica para jovens com altas habilidades e/ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação (TI), foi marcada por duas instigantes palestras ministradas pelos  professores Jorge Falcão, pró-reitor de Pesquisa da UFRN, e Anderson Paiva Cruz, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Dentro da temática “Pesquisa e Inovação”, os professores abordaram as diversas etapas do processo de criar e desenvolver ideias inovadoras, conceituando os termos mais utilizados, ensinando a diferenciar a pesquisa acadêmica e sobretudo expondo os pontos fortes de se trabalhar com projetos inovadores.

Uma novidade da aula inaugural, foi a participação via vídeo conferência da nova turma de Pau dos Ferros. Em julho de 2017, foi realizado o primeiro Curso de Inverno fora de Natal, na principal cidade do Alto Oeste Potiguar. Os cursos de Inverno têm a intenção de selecionar alunos para a turma regular do Talento e nessa primeira experiência em Pau dos Ferros, 10 jovens foram escolhidos.

A partir de agora, os alunos voltam a seu cronograma normal de atividades. Eles participam de um conjunto de exercícios divididos por grupos temáticos: inteligência computacional, internet das coisas e realidade virtual. Dentro desses nichos, desenvolvem leitura e discussão de textos, realizam projetos de pesquisa e atividades para ampliação da criatividade. Além disso, visitas técnicas, participação em eventos científicos e na área de tecnologia também estão previstas, todas sob a supervisão de professores pesquisadores da UFRN.

Os resultados desses três anos de projeto podem ser observados nos alunos que foram medalhistas em olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, física e de informática; nos trabalhos de realidade virtual premiados em primeiro e segundo lugar no ano passado no Simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada (SVR); e principalmente no cotidiano dos jovens, que encontram no programa um espaço de acolhimento e de desenvolvimento onde eles são reconhecidos e estimulados.

Atualmente o Talento Metrópole conta com 18 integrantes em Natal e 10 em Pau dos Ferros, com idades entre 12 e 21 anos.