Empresa incubada na Inova Metrópole oferece software para gestão de escritórios de advocacia

30-09-2014 / ASCOM

Modernizar a gestão do meio jurídico é o objetivo da SoftUrbano, empresa incubada na Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que oferece aos advogados o primeiro software do Brasil a cadastrar automaticamente seus processos. Ela está na Inova há quase um ano, quando se submeteu ao primeiro edital da incubadora, sem passar pela fase da pré-incubação.

“O foco da empresa é o software para gestão jurídica. É um software para organizar a gestão de uma advocacia”, explica o diretor executivo da SoftUrbano, João Wagner Chaves Costa. “[A empresa] surgiu baseada na necessidade do mercado. A gente foca na linha de software de gestão, e vimos na pesquisa de mercado que essa área estava muito carente de um software de gestão”, completou.

Dentre as funcionalidades desse software estão o cadastro automático de processos, a captura de publicações e andamentos (em um sistema parecido com uma caixa de e-mail), relatórios no primeiro dia de uso para os clientes, marcação de agendamentos de audiências, notícias jurídicas, agendamentos e planejamentos individuais ou do grupo e o controle financeiro da advocacia.

Quanto ao cadastro automático de processos, Costa explicou que cada tribunal do país, seja estadual, regional ou federal, tem o seu próprio modo de gestão, funcionando independentemente uns dos outros. Isso gera para o advogado um grande trabalho manual para organização dos diversos processos pelos quais está responsável. O programa da SoftUrbano resolve esse problema organizando os processos automaticamente, e pode ser usado por empresas e também pessoas físicas.

A qualificação para o uso do software acontece da seguinte forma: primeiramente, o usuário fornece dados como o nome completo, razão social, OAB, CPF ou CNPJ. Depois, a incubada localiza e cadastra de forma automática os processos, andamentos e publicações do advogado. A empresa disponibiliza também o treinamento das funcionalidades do software com um de seus profissionais ou de forma virtual. Dessa forma, a SoftUrbano permite que o escritório esteja organizado e qualificado para usar o programa já no primeiro dia de uso.

A SoftUrbano tem nove integrantes, sendo cinco graduados e um graduando da UFRN,em cursos voltados à area de TI (como Engenharia da Computação). A empresa conta ainda com um integrante que está se formando na área do Direito. A perspectiva para graduação da empresa é de, pelo menos, mais um ano, quando ela terá autonomia no mercado.

Outras Notícias