Jogo com interface baseada na UFRN vai estar em exposição na CIENTEC

Objetivo é promover a inclusão da sociedade tanto na universidade como na tecnologia
29-06-2018 / ASCOM
Inclusão Digital Tecnologia

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estará neste sábado na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), nos estandes 61 e 62, com a mais nova edição da versão de testes do jogo “UFRN - The Vídeo Game”.

A iniciativa é fruto de um projeto idealizado pelo professor Charles Madeira, com o objetivo de promover a inclusão da sociedade tanto na universidade como na tecnologia. O jogo estará aberto para visitação durante os três turnos do sábado (a partir das 8h e até as 22h).

O jogo visa transmitir conhecimento e informar os estudantes, ao mesmo tempo que entretêm. A longo prazo, a ideia é inserir todo sistema de informações sobre pesquisas, professores e alunos da UFRN para fazer relação direta entre o mundo digital e o mundo físico, criando ligações entre professores e alunos, projetos e possíveis colaboradores e, entre alunos, trocando conhecimento em diversas áreas.

Na nova versão, o jogo apresenta novos personagens, mais realistas, e uma planta totalmente fiel ao “mundo real”. Segundo o professor Charles Madeira, o jogo apresenta a UFRN e as ruas ao redor como elas estão dispostas na realidade, a fim de auxiliar também o visitante a se localizar geograficamente no campus.

Segundo o professor, o jogo surgiu para ajudar a descobrir mais sobre a universidade. Foi desenvolvido não somente para os ingressantes, como também para os estudantes secundaristas e toda a sociedade.

“Pensei em conversar com os alunos para ver se, quando chegam na universidade e ingressam no curso, eles realmente a conhecem. E nós percebemos que, estruturalmente, os alunos não conhecem a UFRN e não sabem quais as áreas de atuação e de  estudo existentes na instituição”, explicou Charles Madeira.

Essa forma inovadora de levar o estudante a conhecer o campus e as pesquisas existentes nele, através de um jogo, veio da observação da equipe na grande adesão de jovens aos jogos no celular. “Jogos digitais são ferramentas muito importantes hoje em dia, pois os jovens têm uma pré-disposição muito forte para usá-las. Jogam o tempo todo.”

Segundo o professor, essa é uma ótima oportunidade de ensinar: “O objetivo da universidade é formar pessoas para a sociedade, só que a sociedade não sabe o que fazemos aqui dentro, então por que não utilizar essa ferramenta para colocar informações importantes nela?”, observa ele.

A equipe envolvida no projeto planeja o lançamento da primeira versão oficial do jogo para computador de mesa até o fim deste ano. Os alunos envolvidos com o projeto estarão disponíveis para quaisquer dúvidas nos estandes 61 e 62 da Cientec.