Inclusão social é o objetivo do I Desafio Talento Metrópole

A proposta é desenvolver aplicações tecnológicas voltadas para portadores de deficiências

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançou nesta quarta-feira (15) a chamada pública referente ao I Desafio Talento Metrópole com a temática Cidades Inteligentes: Deficiência e Inclusão Social, visando alcançar alunos de escolas do Estado do Rio Grande do Norte.

O desafio se dá por meio do programa Talento Metrópole, inciativa vinculada ao IMD, e objetiva estimular o desenvolvimento de aplicações de tecnologia da informação voltadas para portadores de deficiências, promovendo a inclusão social ao mesmo tempo em que motiva a iniciação dos alunos em atividades científicas, tecnológicas e inovadoras.

Poderão participar estudantes que estejam cursando os três últimos anos do ensino fundamental II, ensino médio, e níveis técnicos, matriculados em escolas da rede pública ou privada do Estado.

Para participar os alunos candidatos devem enviar propostas que apresentem soluções ao objeto do desafio, considerando a inclusão de pessoas portadoras de necessidades e respeitando os tipos de deficiências estabelecidos no edital do processo.

As propostas devem ser enviadas ao IMD até o dia 10 de outubro de 2018, por meio do endereço eletrônico talentometropole@imd.ufrn.br , preenchendo formulário  de submissão disponível no  LINK e anexando a documentação exigida no edital. O formato no qual as propostas se apresentarão fica a critério do aluno.

O I Desafio Talento Metrópole oferecerá aos primeiros colocados no processo, premiação no formato de bolsa de iniciação científica e orientação de um tutor pelo período de 12 meses. Além disso, as propostas premiadas poderão ser encubadas em uma das empresas da Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A análise das propostas enviadas será realizada por meio de duas etapas. A primeira diz respeito a seleção de acordo os seguintes critérios: originalidade, adequabilidade, adequação ao tema, implementação e descrição dos objetivos. Somente as propostas aprovadas na nessa fase ingressarão na segunda, que se constitui da apresentação da proposta feita pelo aluno.  O Resultado da primeira fase será publicado na página do IMD.

Acesse o edital do I Desafio Talento Metrópole no endereço eletrônico portal.imd.ufrn.br/edital