IMD recebe formação para atendimento a estudantes com deficiências ou TDA/H

Iniciativa é voltada para docentes e servidores técnico-administrativos
31-08-2018 / ASCOM
Setor Pedagógico

O Setor Pedagógico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (Caene), está promovendo o Curso de Formação Continuada para Atendimento a Estudantes com Deficiência e TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

A formação é destinada aos docentes do IMD, tanto para aqueles dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto, como para os do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). O objetivo é apresentar os princípios básicos para inclusão escolar dos discentes com necessidades especiais, bem como oferecer aos docentes preparo no que diz respeito ao atendimento desses alunos.

O curso tem carga horária de 8 horas e será dividido em duas aulas. A primeira aconteceu na última quarta-feira (29) e a próxima será realizada no dia 5 de setembro. Além dos professores do IMD, também podem participar da formação servidores técnico-administrativos do Instituto que trabalham com atendimento ao aluno.

Organizado pela chefe do Setor Pedagógico do IMD, Andreza Santos, e pelo presidente da CAENE, Ricardo Lins, o curso está sendo realizado pela primeira vez no IMD, sendo visto como uma formação necessária ao corpo docente. “Essa parceria com o IMD tem sido fundamental no sentido de a gente criar uma rede de apoio aqui dentro e agregar valores com essa Unidade, a fim de promover mais qualidade de ensino ao alunado dos cursos do Instituto”, afirmou Ricardo.

Contando com a presença de pedagogas, psicólogas e assistentes sociais, o curso teve como foco de sua primeira aula a discussão acerca das deficiências auditiva e visual. Na ocasião os docentes presentes puderam conhecer estratégias de ensino-aprendizagem para os estudantes que possuem essas deficiências, assim como tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a acessibilidade que deve ser preparada para receber esses alunos.

A segunda aula, prevista para próxima quarta-feira, será voltada paro o debate sobre TDA/H e na ocasião os professores poderão aprender estratégias de inclusão para alunos que possuem esse déficit.