Startups da Inova Metrópole participam de programa internacional de aceleração

As empresas T3 e Vond.me receberão acompanhamento oferecido pela Y Combinator
31-08-2018 / ASCOM
Inova Incubação

As startups Vond.me e T3, integrantes do programa de pré-incubação da Inova Metrópole, foram selecionadas, dentre diversas empresas de diferentes nacionalidades, a participarem do programa Startup School, oferecido pela aceleradora de empresas do Vale do Silício Y Combinator.

Das 27 mil empresas, oriundas de 100 países, que se cadastraram para o processo de seleção, apenas 15 mil foram selecionadas a participar do programa, que tem como objetivo possibilitar a aceleração dessas empresas, oferecendo apoio e suporte no que diz respeito às necessidades específicas de cada uma das startups que receberão acompanhamento.

As orientações serão feitas por meio de aulas online ministradas ao longo de dez semanas, que tiveram início nesta última semana de agosto e serão finalizadas em novembro.

T3

Desenvolvida por alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) a “T3 -Tecnologias Educacionais” é uma empresa que atua na inclusão digital de idosos.

A empresa oferece cursos presenciais a pessoas acima de 50 anos, voltados para o ensino do uso prático de computadores e smartphones. Além disso, a T3 está finalizando o desenvolvimento de seu produto tecnológico: uma plataforma online adaptável às necessidades de usuários com problemas como deficiência visual ou baixa visão, Mal de Parkinson ou Alzheimer.

Primeira empresa de cunho socio-tecnológico do Estado, sua equipe é formada pelos estudantes Cecília Borba, Kevin Wallace e Henrique Granja.

Com menos de um ano de formação da empresa, o grupo vê sua participação no programa Startup School como uma oportunidade de crescimento e aprimoramento. “Esperamos acrescentar ao que a gente já aprende na Inova, adquirir novos conhecimentos”, diz Cecília Borba sobre sua perspectiva com o curso da Y Combinator.

Vond.me

Pré-incubada desde novembro de 2017, a Vond.me é uma empresa voltada para o marketplace, espaço virtual para comércio eletrônico. Seu produto, uma plataforma online que está em fase de desenvolvimento, se propõem a oferecer ambiente digital para as lojas locais divulgarem suas ofertas, promoções e serviços.

“A gente quer digitalizar essas lojas locais e trazer para palma da sua mão. Nossa ideia é servir como uma vitrine dentro da plataforma”, explicam os sócios da startup. O negócio se propõe a oferecer marketplace a estabelecimentos que possuam ou não sites próprios, apresentando a colocação da loja ao mesmo tempo em que o usuário recebe ofertas e informações.

Sua equipe é formada por Pedro Vasconcelos e pelos estudantes Willian Tales e José da Costa, do Bacharelado em Tecnologia da Informação, além de Victor Wagner, graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) pelo IFRN.

Para o grupo, a classificação no programa da Y Combinator significa uma oportunidade de crescimento e projeção em nível global. “Nos inscrevemos pela oportunidade de ter a Y combinator no currículo da nossa empresa. Esperamos uma abundante troca de experiências e conteúdo que nos levará a escalar a Vond.me de maneira exponencial em mercados nacionais e internacionais”, anima-se Pedro Vasconcelos.

Ao ser finalizado o período do curso, as 100 empresas que obtiverem um melhor desempenho em sua evolução serão premiadas com U$ 10 mil, ofertados pela aceleradora Y Combinator. Além disso, as empresas ganham uma série de benefícios, como serviços de hospedagem na nuvem Amazom Web Services e sessões de mentoria com sócios da Y Combinator.