Empresa recém incubada pela Inova traz tecnologia para educação profissional do futebol

A Futebol Interativo criou plataforma de cursos online voltados para o esporte mais popular do país
06-09-2018 / ASCOM
Inova Incubação

A empresa Futebol Interativo acaba de ser incubada pela Inova Metrópole. Tendo como principal produto a capacitação profissional de quem se interessa por futebol e quer seguir carreira na área, o negócio se dá tanto de forma online, pela plataforma própria desenvolvida pelo empreendimento, como presencial, através de eventos.

Como diferencial e inovação, a plataforma online funciona como sala de aula, com transmissões ao vivo, serviço para tirar dúvidas e fórum exclusivo para cada turma. Combinado a isso, contam com material próprio e exclusivo, criado pelos professores de cada curso. As turmas têm seis semanas de aulas, além de período para produção de trabalhos e demais atividades, levando ao certificado de 30 horas.

Seguindo além da capacitação, a empresa tem conseguido oportunidades para seus alunos. Na primeira turma de Análise de Desempenho, o melhor aluno conseguiu um estágio no clube Benfica, de Portugal. Já na segunda, que ainda está em andamento, já estão confirmadas mais oportunidades no Benfica, no América de Natal e no Esporte Clube Bahia.

Incubado desde o final de agosto, o Futebol Interativo possui uma equipe de oito pessoas e pretende ter mais funcionários com a evolução que deverá experimentar a partir de agora. O seu diretor de tecnologia, Airton Neto, 20, que é estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD, acrescenta que existe “também o reconhecimento por ser incubada, ou seja, nosso modelo de negócio já está sendo validado”.

Airton Neto explica que o formato de trabalho da empresa surgiu a partir das reflexões que foram feitas sobre a concorrência na área. “Nós vimos que havia ainda uma formação muito restrita, que era em sua maioria presencial. E as poucas oportunidades que existiam de formação online não eram suficientes. E isso por vários motivos, como o fato de as aulas serem palestras gravadas e a plataforma ser antiga”, conta ele.

A ideia da empresa surgiu quando o diretor executivo e um dos fundadores da empresa, George Klinger, 29, participava do Projeto Golaço, que trabalhava com educação de jovens estudantes de escolas públicas através do esporte, e procurava uma forma de tornar isso um negócio.

A empresa já ofereceu duas turmas de Análise de Desempenho, mas, procurando abranger as diversas áreas do futebol, já terminou de montar o novo curso de Modelo de Jogo. “E vem por aí cursos de marketing do futebol e preparação física” conta Airton Neto.

Os cursos tiveram o foco inicial voltado para pessoas que estavam terminando sua graduação, que tinham perfil mais jovem e interesse de trabalhar com futebol, mas agora também não deixam de abranger outros públicos, formado por pessoas que já estejam no mercado ou que ainda não tenham iniciado a graduação.

“O público alvo, de forma geral, é o aluno ou profissional que está se direcionando para o mercado do futebol, mas também pode ser o curioso e apaixonado pelo esporte, que quer conhecer um pouco mais sobre aquela paixão que ele tem de uma maneira diferente”, explica George Klinger.

A Futebol Interativo tem como principal forma de divulgação as redes sociais, sendo o Instagram a principal delas. “Além dessa trabalho online, a gente faz eventos presenciais e, a partir destes  eventos, divulgamos nossos cursos atuais e os que pretendemos fazer”, esclareceu Airton Neto. Nesses eventos a empresa já trabalhou com técnicos de clubes grandes, como Zé Ricardo, atualmente no Botafogo (RJ), e Osmar Loss, atualmente no Corinthians.

O objetivo, com isso, é aproximar o que está sendo produzido na academia com o que está sendo praticado nos clubes, como os diretores enfatizam. “Os clubes de ponta já trabalham com muita ciência e tecnologia aplicada, e a nossa proposta é massificar e difundir esse conhecimento para as pessoas”, conta George Klinger.

Para conhecer mais sobre a empresa e saber sobre oportunidades futuras, pode-se acessar o site da Futebol Interativo clicando neste link.