Alunos do IMD desenvolvem app para gerenciar dados sobre riscos de desastres naturais

Intitulado Noah, o software deverá ser usado por órgãos públicos do Sistema de Defesa Civil
21-09-2018 / ASCOM

Foi pensando no deslizamento de um encosta que ocorreu no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, em 2014, que o Núcleo de Pesquisa em Desastres (Nuped/UFRN), com a colaboração do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), resolveu desenvolver um software que possibilitará o gerenciamento de informações sobre riscos de desastres, facilitando o sistema de comunicação entre órgãos de proteção e a população.

O aplicativo, intitulado Noah, está sendo desenvolvido há um ano e, nesta última quarta-feira (19), foi realizado no IMD seu teste e apresentação a órgãos públicos que atuam no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Na ocasião, os desenvolvedores do software – os graduandos em Tecnologia da Informação do IMD Frankleiton Levy, Geraldo Fernandes e Abraão Vitor – apresentaram ao público as funcionalidades do aplicativo, bem como demonstraram o seu uso na prática. Em seguida, foi aberto ao público sugestões e apontamentos de melhorias.

O objetivo do encontro foi avaliar as funcionalidades e requisitos da primeira fase de desenvolvimento do aplicativo. Com esse intuito, estavam presentes membros de órgãos públicos vistos como potenciais usuários à aplicação: Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), responsável pela coordenação das ações de Proteção e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal de Assistência Social; Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha do Rio Grande do Norte.

A mostra do aplicativo constitui-se na primeira fase de finalização do seu desenvolvimento. As próximas etapas dirão respeito a testes em ambientes controlados e simulados. Sua finalização completa está prevista ainda para 2018. Ao ser concluído, o app poderá ser usado não apenas por órgãos de proteção, mas também pela população.

Noah

Desenvolvido por alunos de iniciação científica do IMD, coordenados pelo professor Emerson Alencar, o objetivo do Noah é auxiliar os agentes (órgãos) que atuam na área de proteção e defesa civil, reunindo um conjunto de informações que população, órgãos e profissionais devem considerar em situações de emergência, como um desastre ambiental, por exemplo.

Na prática, o aplicativo atuará gerando notificações a seus usuários com informações sobre possíveis desastres que possam ocorrer em determinado local, precauções que devam ser tomadas, rotas e mapas de fuga. Todas essas informações serão fornecidas em tempo real, alimentadas por um sistema gerenciado por profissionais das secretarias parceiras do projeto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da aplicação é o desfecho de uma pesquisa realizada pelo Nuped, composto pelos departamentos de Engenharia de Produção, Psicologia e Geografia da UFRN. Esse núcleo promove estudos sobre desastres naturais e, a partir disso, elaborou um projeto para desenvolver um aplicativo que colaborasse com a comunicação e informação acerca desses eventos.

“A gente percebeu que o desenvolvimento de um app suportado por um sistema web poderia facilitar muito as informações e comunicações, assim como a coordenação dos agentes de defesa civil”, destaca Ricardo Matos, coordenador do Nuped e professor do curso de Engenharia de Produção.

O Noah é um trabalho interdisciplinar, alimentado a partir do levantamento de dados, como o mapeamento, e realizado por sua equipe desenvolvedora, composta por alunos de diferentes graduações.

A terminação “Noah” é uma variação da língua inglesa para o nome Noé e faz alusão à narrativa mitológica da Arca de Noé, como uma tentativa de resposta à emergência de um desastre ambiental, como explicou o professor Pitágoras Bindé. “A intenção do app é facilitar o gerenciamento de riscos de desastres, bem como auxiliar o sistema de comunicação e disponibilização de informação pública para as pessoas saberem como proceder”, resume Ricardo.