Saúde mental é tema do I Seminário de Integração do Bacharelado em TI

Atividade incluiu a apresentação de resultados de pesquisa realizada com estudantes do IMD
21-09-2018 / ASCOM
Setor Pedagógico BTI

No movimentado cotidiano de trabalho e estudos, você consegue parar pensar na sua saúde mental? Resultado, em muitos casos, das exigências profissionais, acadêmicas e sociais, as queixas relacionadas à saúde emocional se tornam cada vez mais comuns. Diante disso, no mês de prevenção ao suicídio, o Setor Pedagógico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou o I Seminário de Integração do Bacharelado em Tecnologia da Informação, trazendo como tema “Saúde Mental”.

O encontro aconteceu nesta última quinta-feira (20) no IMD e fez parte da programação do Setembro Amarelo da UFRN. O Seminário teve por objetivo apresentar ao público presente os resultados de uma avaliação preliminar da saúde mental dos alunos do IMD, além de promover a discussão com o corpo docente a respeito do tema.

Estavam presentes no Seminário docentes do IMD e os servidores do Setor Pedagógico. A avaliação preliminar apresentada é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo professor John Fontenele Araújo, titular do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da UFRN. A investigação trata-se de um estudo epidemiológico no qual foram avaliados os níveis de ansiedade e depressão dos estudantes do Bacharelado em TI.

Além da apresentação da pesquisa, foi exibida uma síntese dos atendimentos oferecidos aos estudantes pelo Setor de Psicologia do IMD, com espaço para compartilhamento de reflexões acerca do cotidiano de atendimentos psicológico e pedagógico. Baseado nos resultados e relatos apresentados, foram discutidos alguns direcionamentos, dentre eles a necessidade prosseguir com tais estudos e com reflexões sobre o tema da saúde mental na graduação.