Professores da pós em Engenharia de Software do IMD são premiados em congresso nacional
Trabalhos de Sérgio Queiroz e Uirá Kulesza foram apresentados no Congresso Brasileiro de Software
01-10-2018 / ASCOM
Os professores Sérgio Queiroz de Medeiros e Uirá Kulesza, ambos do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foram premiados pelas suas produções de artigos científicos no Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft).
O CBSoft 2018 aconteceu entre 17 e 21 de setembro, em São Carlos. O congresso é dividido em quatro simpósios com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações – práticas e teóricas – na área de software.
O professor Sérgio Medeiros, que também possui vínculo com a Escola de Ciência e Tecnologia (EC&T) da UFRN, ganhou o prêmio de melhor artigo do XXII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2018) com o texto intitulado Towards Automatic Error Recovery in Parsing Expression Grammars, em coautoria ao professor Fábio Mascarenhas (UFRJ).
Já o professor Uirá Kulesza foi premiado, durante o XII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2018), pelo artigo mais influente na história do evento, com a produção GenArch: A Model-Based Product Derivation Tool (apresentado no SBCARS 2007), uma parceria com os professores Elder Cirilo (UFSJ) e Carlos José Pereira de Lucena (PUC-Rio)
O PPgSW conta com o Mestrado Profissional em Engenharia de Software, cujo objetivo é promover a formação e a capacitação de profissionais que conduzam e liderem atividades de pesquisa e desenvolvimento na área. Para tanto, utiliza-se da aplicação de conhecimento científico avançado, visando a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento de softwares, de maneira a atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho.