Parceria entre IMD e TJ desenvolve aplicativo para acompanhar processos via celular

Software já está disponível para ser baixado tanto na loja Google Play como na App Store
18-10-2018 / ASCOM
Residência Inovação

Acaba de ser lançado um novo aplicativo que proporciona que o acesso a processos judiciais no Estado, que antes se dava apenas pelo site do Tribunal de Justiça (TJ/RN), passe a ser feito também por meio de dispositivos móveis, como os celulares.

O PJe Mobile, disponível desde ontem, foi desenvolvido em parceria entre a Residência em Tecnologia da Informação (TI) Aplicada à Área Jurídica, pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O aplicativo é acessível tanto para sistemas Android como para iOS.

A nova ferramenta chega para tornar mais prático o acesso aos processos eletrônicos. Segundo o professor e Diretor de Tecnologia da Informação do IMD, Itamir Barroca, “o PJe Mobile foi desenvolvido para que o advogado possa acessar de forma mais prática e rápida os processos. O aplicativo não tem todas as funcionalidades do site PJe, mas é mais simples e o público pode, por exemplo, favoritar um processo e receber notificações direto no celular”.

Professor e diretor de Tecnologia da Informação do IMD, Itamir Barroca explica vantagens do PJe Mobile, que poderá ser associado ao calendário do celular, proporcionando notificações de prazos, por exemplo

Para o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, “este é um passo importante para modernizar o acesso do cidadão aos sistemas da Justiça potiguar, utilizando o que há de melhor em tecnologia de informática e inteligência artificial, inovando e apresentando novas possibilidades de acesso à informação para advogados e partes”.

O aplicativo já está disponível para download na Google Play e na App Store. Em agosto, o PJe Mobile foi apresentado a juízes e advogados que puderam avaliar a ferramenta e sugerir melhorias e ajustes para próximas atualizações. Com isso, a equipe de tecnologia agregou ao aplicativo as principais sugestões feitas.

“Acreditamos na produção do conhecimento e, mais do que isso, em projetos tecnológicos concretos, que as pessoas possam usar no dia a dia. É bom para a Justiça e melhor ainda para o cidadão”, reiterou Expedito Ferreira.

Os usuários terão acesso ao aplicativo através de login e senha, e por meio dele poderão acompanhar as movimentações do processo no PJe. “Uma verdadeira plataforma de consulta, acompanhamento e notificação, de forma móvel”, define o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes.

É possível também associar o aplicativo ao calendário, para notificações de futuras audiências, e também ao aplicativo de mapas, para facilitar a navegação até a unidade de justiça. “O aplicativo é uma forma de aproximar essas informações do público de uma maneira rápida e prática”, ressalta Itamir Barroca.