IMD firma convênio com TRE para implantação de Residência em Tecnologia da Informação

Acordo foi assinado ontem, durante cerimônia nas dependências do Tribunal
30-10-2018 / ASCOM
Residência

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RN) firmaram ontem (29) um convênio para a implementação da Residência em Tecnologia da Informação, que terá sua parte prática executada nas dependências do próprio órgão do Poder Judiciário.

A parceria foi firmada por meio de um acordo assinado na sede do TRE. Estiveram presentes na ocasião o presidente do tribunal, desembargador Glauber Rêgo, a diretora-geral do TRE, Simone Mello, o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o vice-reitor da UFRN, Daniel Diniz, o coordenador da Residência em TI no TRE, professor Danilo Curvelo e seu vice coordenador, professor Frederico Lopes.

O convênio tem por objetivo viabilizar a abertura de uma nova turma para Residência em TI do Instituto Metrópole Digital, desta vez tendo como parceiro o TRE. Os futuros selecionados a participarem do programa vão atuar no desenvolvimento de projetos em tecnologia da informação com fomento à inovação tecnológica do setor jurídico.

A seleção de estudantes para ingressar na residência será aberta ainda nesta semana, enquanto o curso já deverá ter início em dezembro, tendo duração de 18 meses. A formação é dividida entre a atuação dos estudantes no TRE, as aulas teóricas no IMD e o chamado Aprendizado Baseado em Projetos, já que todos terão de desenvolver um projeto de conclusão de curso.

Inspirado no modelo das residências médicas, a Residência em TI objetiva promover um diálogo entre as áreas do Direito e da Tecnologia, de forma a qualificar os discentes por meio do desenvolvimento de projetos reais em tecnologia da informação, ao mesmo tempo em que incentiva o trabalho de inovação tecnológica no setor jurídico, trazendo soluções para o dia a dia do tribunal.