Residência em Tecnologia da Informação lança Sistema de Correição Eletrônica

Plataforma é resultado da parceria com Tribunal de Justiça do Estado
01-11-2018 / ASCOM
Residência Inovação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RN), lançou na última terça-feira (30) o Sistema de Correição Eletrônica, plataforma desenvolvida com a finalidade de auxiliar as atividades jurisdicionas da Justiça Estadual.

O sistema é resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Residência em Tecnologia da Informação, programa de especialização ofertado pelo IMD em convênio com o TJ/RN. A plataforma tem por objetivo realizar os trabalhos de correição de maneira virtual, permitindo a fiscalização das varas e podendo verificar a situação de processos (em processo, atrasadoss ou parados). Dessa forma, o juiz responsável poderá, por exemplo, tomar medidas para acelerar determinados casos.

Consequentemente, o processo de correição das varas, que antes era feito de maneira física, cabendo aos juízes fiscalizarem os processos, agora será realizado de forma virtual. Para ser utilizado, o sistema de Correição Eletrônica atua em conjunto com outro sistema, o GPS-Jus (que permite a consulta de dados estatísticos referentes às unidades judiciais), servindo como uma base de dados.

“A correição hoje acontece de maneira física, de forma que boa parte dos documentos ainda são impressos, levados, preenchidos, e todo esse processo foi virtualizado para dar trazer mais celeridade”, explica o coordenador da Residência em TI no TJ/RN, o professor Itamir Barroca Filho, coordenador do desenvolvimento da plataforma.

O sistema de Correição Eletrônica é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos Fagner Moraes, Samuel Natan e Rubem Calebe, discentes da Residência em TI no TJ/RN. A equipe desenvolveu o sistema ao longo de um ano, que agora está disponível aos juízes e chefes de secretarias da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal.