Estudantes do IMD são premiados no Congresso Brasileiro de Informática da Educação

Evento é um dos maiores do país na área de tecnologias educacionais
09-11-2018 / ASCOM

Estudantes do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foram premiados com dois artigos apresentados no Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), um dos maiores eventos na área de tecnologias educacionais do país, realizado entre os dias 29 de outubro e primeiro de novembro, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Os alunos, de graduação e pós-graduação, foram reconhecidos com trabalhos submetidos no Workshop de Informática na Escola (WIE) e no concurso Apps.edu, eventos paralelos que acontecem junto ao CBIE, realizado entre os dias 29 de outubro e primeiro de novembro, na cidade de Fortaleza, Ceará.

WIE

No WIE, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE/IMD), Rodrigo Lima, foi premiado com o melhor artigo da “Trilha 2: Formação de recursos humanos para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação”, categoria dentro deste evento.

Intitulado “Revisão de Literatura com Suporte de Revisão Sistemática Sobre a Integração de TDICs no Ensino da Matemática”, o artigo recebeu a orientação do professor do IMD Dennys Maia, e se trata de um estudo sobre trabalhos que abrangem formações continuadas de professores que incentivam a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino da Matemática.

O trabalho de Rodrigo concorreu com mais de 40 submissões e, além de receber o primeiro lugar, o artigo será publicado em versão expandida na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), meio que agrega trabalhos de profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação.

Apps.edu

A equipe formada pelos alunos Amanda Maria, egressa do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e graduanda em Pedagogia, e Samuel Dantas (BTI), saiu como vencedora do IV Concurso Apps.edu, cuja finalidade é estimular a inovação em Softwares para educação.

O concurso é dividido nas categorias “Protótipo” e “Produto” e os alunos foram premiados nesta última modalidade com a apresentação de um artigo sobre a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (Obama). Trata-se de uma plataforma que objetiva auxiliar o professor da educação básica oferecendo, em um único endereço web, objetos de aprendizagens e ambiente para produção colaborativa de planos de aula inovadores em matemática.

Além da premiação atual, a equipe já havia sido premiada no Apps.edu em 2017, quando a Obama foi submetida ainda na categoria “Protótipo”. O trabalho recebeu a orientação dos professores do IMD Nelson Ion de Oliveira e Dennys Maia.

Saiba mais sobre a plataforma neste LINK.