Deputado eleito João Maia e comitiva de autoridades e empresários visitam IMD

Encontro aconteceu na tarde de ontem e também contou com superintendentes de bancos públicos no RN
14-12-2018 / ASCOM
Visita

O deputado federal eleito João Maia visitou na tarde de ontem (13) as dependências do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), acompanhado de uma comitiva integrada por representantes de bancos oficiais, autoridades da área de segurança pública e empresários.

O grupo foi recebido pelo diretor geral do Instituto, o professor José Ivonildo do Rêgo, e uma equipe de dirigentes e professores do IMD. Na ocasião, Ivonildo do Rêgo fez uma apresentação acerca do funcionamento da unidade acadêmica, explicando desde a formação oferecida nos níveis técnico, superior e de pós-graduação, até o funcionamento do Parque Tecnológico e sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole.

Dentre os presentes ao encontro, também estiveram o superintendente do Banco do Nordeste no Estado, Fabrizzio Leite Feitosa, o superintendente da Caixa, Carlos Antônio de Araújo, e o superintendente do Banco do Brasil, Ronaldo Alves de Oliveira. Do setor privado, participaram da apresentação os empresários Antônio Leite Jales (Ster Bom) e o vice-presidente da Coteminas, João Lima.

Em seguida, falou ao grupo o coordenador do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa no Estado (POP-RN), o professor da UFRN Sérgio Fialho, que fez uma apresentação acerca do projeto de implantação da Infovia Potiguar, que diz respeito à expansão da conexão de internet, via implantação de cabos de fibra ótica, para o interior do Rio Grande do Norte.

Uma das possibilidades de uso da Infovia diz respeito a órgãos do Governo do Estado, inclusive da área de segurança pública. Desse setor, estiveram presentes ao encontro o futuro secretário estadual da pasta, coronel Francisco Araújo, o futuro comandante da PM, coronel Alarico Azevedo, e o também futuro comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva, além do chefe da Divisão de Combate ao Crime Organizado, delegado Odilon Teodósio.

O encontro teve sequência com a apresentação do professor Fred Lopes, coordenador do Smart Metropolis, projeto do IMD que concentra um conjunto de pesquisas e desenvolvimento de produtos na área de Cidades Inteligentes. Dentre outras iniciativas, foi apresentado o projeto Rota Preditivo, um sistema que visa estabelecer, para fins de patrulhamento, a previsão de detecção de crimes em áreas geográficas das cidades.

Após a reunião, o grupo realizou uma visita às dependências do Parque Tecnológico Metrópole Digital e da incubadora Inova Metrópole, ocasião em que conheceu algumas das empresas incubadas na estrutura da Inova. Dentre os presentes, também esteve o coronel da reserva do Exército Ulisses Danilo Silva Almeida, assessor do deputado federal eleito Eliézer Girão.

Comentando sobre a visita, o deputado eleito João Maia afirmou que “o Instituto Metrópole Digital é uma experiência extremamente bum sucedida no Rio Grande do Norte e no Brasil de uma parceria entre a Academia, o setor privado e o governo”. Ele ainda ressaltou a importância do encontro ocorrido.

“Essa reunião é muito importante, para disseminar, para divulgar para que os agentes políticos, lato sensu, possam compreender a importância do IMD e de como essa experiência bem-sucedida pode ser replicada para o resto do Rio Grande do Norte”, destacou João Maia. Por fim, ele destacou a importância da discussão da implementação de projetos de infovias em ciades-polo do Rio Grande do Norte.

Da parte do IMD, também participaram da reunião o vice-diretor do Instituto, professor Adrião Duarte, o diretor do Parque Tecnológico, Anderson Paiva Cruz, o diretor de projetos do IMD, Jair Leite, o diretor de Tecnologia da Informação, Itamir Barroca Filho, a gerente executiva da Inova Metrópole, Iris Pimenta e o professor e pesquisador Nélio Cacho.