Professores de Núcleo do IMD articulam acordo de cooperação entre UFRN e universidade francesa

Parceria com Télécom SudParis teve participação dos docentes Everton Cavalcante e Thaís Batista
21-12-2018 / ASCOM
SETE UFRN

Os professores da UFRN Thaís Batista e Everton Cavalcante, integrantes do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do Instituto Metrópole Digital (IMD), articularam nos últimos meses de 2018 um acordo de cooperação internacional que acaba de ser firmado entre a UFRN e a Télécom SudParis, uma das principais instituições francesas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Possuindo vigência de cinco anos, 2018 a 2023, o acordo foi oficializado no dia 30 de novembro deste ano, sendo assinado pelos reitores das duas instituições envolvidas, e já se encontra ativo para o encaminhamento e desenvolvimento de ações nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo aquelas que envolvem Ciência e Tecnologia.

A parceria se trata de mais uma medida de contribuição para internacionalização da UFRN, pela qual será possível a realização de intercâmbio acadêmico de alunos de graduação e pós-graduação, bem como missões de professores e pesquisadores, possibilitando o estabelecimento de projetos conjuntos de cooperação.

Apesar de firmado recentemente, o acordo já rendeu ações concretas. Durante o International Crossroads, evento promovido pela Diretoria de Relações Internacionais da Télécom SudParis, o professor Everton Cavalcante esteve presente como docente visitante e apresentou, ao corpo discente da universidade francesa, o contexto da UFRN, sobretudo na perspectiva da área tecnológica.

O documento completo que firma o acordo entre as duas instituições pode ser consultado no site da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI/UFRN), disponível no seguinte LINK .

Télécom SudParis

Fundada em 1979, a Télécom SudParis é considerada uma das principais instituições públicas de ensino superior na França, possuindo amplo destaque na área tecnológica e também em telecomunicações.

A Instituição conta com um corpo docente formado por 100 professores pesquisadores, mais de mil estudantes de graduação e cerca de 120 doutorandos, possuindo também mais de 100 acordos de cooperação internacional com instituições de 36 países. Além disso, a Télécom SudParis tem a terceira maior incubadora de empresas em TI na França, a IMT Starter.