IMD disponibiliza Programa de Estudos Secundários para alunos da UFRN

Denominado PES, programa é opção de formação complementar com obtenção de certificados
11-01-2019 / ASCOM
PES

O Programa de Estudos Secundários (PES) do Instituto Metrópole Digital (IMD) já está disponível para todos os alunos que possuem matrícula na UFRN até o dia 18 de janeiro, data limite para solicitar disciplinas via Sigaa. O PES consiste em um programa de formação complementar que tem por objetivo fornecer uma oportunidade para estudantes explorarem áreas do conhecimento relacionadas às suas necessidades individuais de formação.

Para obter a certificação, os alunos precisam cursar e ser aprovados em componentes curriculares de um determinado campo específico da Tecnologia da Informação (TI) e atingir uma carga horária mínima estabelecida. Esse certificado comprova a obtenção de conhecimentos na área escolhida, sendo, portanto, um diferencial na formação dos estudantes, que passam a tê-lo como um complemento ao diploma de nível superior, por exemplo.

Atualmente, o PES/IMD possui seis campos do saber: Bioinformática, Informática Educacional, Inteligência Computacional, Internet das Coisas, Produção de Jogos Digitais Sistemas de Informações Gerenciais.

Matrícula

No momento, apenas alunos que possuem matrícula na UFRN podem se integrar ao programa. Para isso, o interessado deve consultar a resolução nº 005/2018-CDA/IMD, disponível neste link, e verificar o campo do saber no qual deseja obter a certificação. Em seguida, poderá checar as disciplinas constantes na estrutura curricular e fazer a matrícula normalmente via SIGAA. Ao concluir a carga horária indicada, basta solicitar o certificado à coordenação do programa.

Baseado em experiências bem-sucedidas, como os “minors” americanos, o programa busca certificar pessoas em campos do saber da Tecnologia da Informação. Cada área contém componentes curriculares de graduação e pode também contar com componentes curriculares de pós-graduação, para aqueles que já possuem diploma de nível superior.