Deputados federais visitam IMD e conhecem sua estrutura e projetos

João Maia, Beto Rosado e General Girão estiveram reunidos com reitora e diretor-geral do Instituto
11-02-2019 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu na manhã de hoje (11) a visita de três deputados federais do Rio Grande do Norte: João Maia, General Girão e Beto Rosado. Eles foram recepcionados pela reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, pelo vice-reitor, Daniel Diniz, e pelo diretor-geral do Instituto, professor José Ivonildo do Rêgo.

O encontro foi aberto pela reitora, que saldou os presentes e fez uma fala de introdução para a reunião, sendo seguida pelo diretor-geral do IMD. Ivonildo Rêgo realizou uma apresentação sobre o funcionamento do Instituto, começando pela sua estrutura de formação, que passa pelos cursos técnicos, o Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) e várias pós-graduações, desde especializações até o doutorado em Bioinformática.

Dentre outras áreas de atividade do IMD, o professor Ivonildo Rêgo também expôs aos parlamentares o modo de funcionamento da incubadora Inova Metrópole e do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que atualmente possui 31 empresas da área de Tecnologia da Informação credenciadas à sua estrutura.

Em seguida, o coordenador do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa no Estado (POP-RN), o professor da UFRN Sérgio Fialho, fez uma apresentação acerca do projeto de implantação da Infovia Potiguar, que diz respeito à expansão da conexão de internet, via implantação de cabos de fibra ótica, para o interior do Rio Grande do Norte. A infovia deve beneficiar principalmente o acesso à internet por órgãos públicos do Estado.

Os parlamentares ainda acompanharam uma apresentação dos professores Nélio Cacho e Fred Lopes sobre um projeto do Smart Metropolis, elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança, para desenvolver soluções na área de Tecnologia da Informação para a atuação das polícias e do Corpo de Bombeiros.

Comentando sobre a visita, o deputado General Girão afirmou que “o saber universitário é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e o Rio Grande do Norte tem muito a se beneficiar com a Universidade Federal e com as demais universidades públicas”.

O parlamentar demonstrou especial interesse pelos projetos de TI voltados para a área de segurança pública. “O que eu vi aqui me deixou muito alegre, porque é uma solução digital para um problema terrível que o estado enfrenta hoje, que é a falta de segurança”, afirmou. Ele destacou que o setor será prioritário em sua atuação parlamentar. “Vamos fazer o possível e o impossível para apoiar ações voltadas para essa área”, disse Girão.

A reitora Ângela Paiva Cruz destacou a importância da interação da Universidade com o parlamento e os governos. “Esse é um diálogo que a gente busca sempre, tanto com a bancada federal como com a estadual, e também com os governos em nível local e federal, para que os projetos da universidade tenham continuidade e possam buscar soluções para as questões sociais e econômicas”, afirmou ela.

Estiveram presentes ao encontro membros dos gabinetes dos parlamentares e também o empresário e ex-secretário estadual da indústria e comércio, Marcelo Rosado. Dos quadros da UFRN, também participaram o vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, o diretor de ensino, professor Daniel Sabino e o diretor de projetos, professor Jair Leite