Aplicativo quer ampliar segurança no Campus Universitário

Smart Campus foi criado pelo projeto Smart Metrópolis e encontra-se disponível para download

O Projeto Smart Metropolis lançou nesta semana um aplicativo voltado para a comunidade acadêmica, que possui várias funcionalidades destinadas para áreas como segurança e para uma administração mais econômica da frota de veículos da Universidade. Trata-se do Smart Campus, ferramenta desenvolvida por professores e alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que oferece, por exemplo, meios confiáveis para registro de ocorrências relacionadas à segurança dentro do campus.

O Smart Campus traz com ele a ferramenta Campus Seguro, também desenvolvida pelo projeto Smart Metrópolis e que até então funcionava como app individual. É essa ferramenta que opera como um recurso para registro de ocorrências referentes à segurança dentro do campus de forma rápida e garantida.

Para utilizar essa função, o usuário deve cadastrar no aplicativo a ocorrência passada no Campus Universitário. A informação é enviada diretamente para a sala de monitoramento da Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), onde os servidores identificam pelo dashboard (painel de controle) os seguranças mais próximos e os enviam para o local. A comunicação entre o DSP e os seguranças em campo também é realizada por meio do aplicativo.

Além do Campus Seguro, outras funções já estão sendo adicionadas ao Smart Campus, como as Vias Azuis e a gestão de frota da UFRN. A primeira permitirá que a comunidade acadêmica verifique os possíveis caminhos de uma localização para outra dentro campus, além de consultar qual destes possuem maior índice de monitoramento com câmeras de segurança.

Já a segunda funcionalidade, que está em fase inicial de desenvolvimento, será voltada para os servidores da UFRN. Ela tem por objetivo possibilitar uma melhor utilização dos veículos disponíveis na garagem e em todos os departamentos da Instituição.

Coordenador do projeto, o professor Frederico Lopes, explica que a função atuará seguindo uma logística semelhante ao app Uber: caso um departamento da UFRN necessite de veículo, mas não tenha nenhum carro disponível em sua frota, ela pode solicitar, por meio do Smart Campus, um carro disponível em outro departamento. Nesse caso o aplicativo identifica quais os departamentos mais próximos possuem veículos disponíveis em sua garagem e os “empresta” ao departamento solicitante. Já o valor gasto em combustível na viagem realizada é ressarcido ao departamento que emprestou o veículo.

Desenvolvimento

Disponíveis para os sistemas Android, e nos próximos dias para iOS, a aplicação Smart Campus foi desenvolvida por alunos e professores do Smart Metrópolis, projeto que integra iniciativas de pesquisa, tecnologia e inovação, desenvolvendo métodos e soluções que possibilitem a implantação de aplicações de serviços integrados, características de cidades inteligentes.

Os responsáveis pelo desenvolvimento são os professores Frederico Lopes, docente do IMD, Nélio Cacho, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap), José Alexandre Medeiros, professor convidado, e alunos do bacharelado em Tecnologia da Informação, Natanael Fernandes, Ícaro Azevedo, Geraldo Fernandes e Mariana Amaral, a última do curso de Design.

O download do aplicativo pode ser realizado por meio Google Play (para Android) e, em breve, na  App Store (para iOS). Seu acesso é exclusivo a alunos e servidores da UFRN, pois é necessário login e senha cadastrados nos sistemas integrados da Instituição.