IMD sedia workshop com dirigentes de refinarias da Petrobras

Laboratório de Informática Industrial participou do evento, que tratou sobre Ativos de Automação
18-02-2019 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu na semana passada dirigentes de refinarias da Petrobras para participarem de um workshop sobre Monitoração de Ativos de Automação. A atividade foi organizada por professores do IMD, além da ECT e DCA, para o Laboratório de Informática Industrial (LII), com o objetivo de apresentar os problemas enfrentados pelas refinarias no âmbito da automação industrial.

Estiveram presentes representantes de quatro refinarias, incluindo a de Paulínia (REPLAN), que é a maior da Petrobras em processamento de petróleo. Na oportunidade, estudantes e professores discutiram, junto aos convidados, iniciativas de transformação digital e aplicações da Indústria 4.0 nas Unidades Operacionais, além de buscarem meios para direcionar as soluções aos casos expostos.

O Laboratório de Informática Industrial conta com os professores Luiz Affonso Guedes, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), Diego Cabral, da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN) e os professores do IMD Danilo Curvelo, Gustavo Leitão e Ivanovitch Silva, além de discentes de graduação e pós-graduação da UFRN.

O grupo já vem realizando esse trabalho ao longo de 12 anos, com o projeto de pesquisa e desenvolvimento Metodologias e Ferramentas para Monitoração de Ativos de Plantas Industriais, que já elaborou 5 produtos. “Atualmente esses produtos estão instalados em mais de 180 plantas industriais”, informa Ivanovitch Silva.

Como outro resultado do trabalho de longo prazo, duas empresas foram formadas por estudantes que passaram pela pesquisa: a Logap, graduada na incubadora Inova Metrópole, e a Logique, que teve participação em quase todos os produtos desenvolvidos.

O Laboratório de Informática Industrial (LII) também tem parceria com a Inova Metrópole e o Parque Tecnológico Metrópole Digital, desenvolvendo tecnologias para o cenário industrial potiguar, adaptando as soluções já criadas ou criando novas pesquisas.