UFRN firma parceria com projeto internacional para criar mestrado em gestão de novas tecnologias

Projeto envolve o IMD, DIMAp e Centro de Educação, por meio de programa mantido pela União Europeia
11-06-2019 / ASCOM
Pós-graduação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de firmar parceria com o projeto internacional de pesquisa EULA-GTEC Technology and Innovation Management Master (Programa Internacional de Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação). O projeto é realizado por um programa da União Europeia de incentivo à educação denominado Erasmus +, e sua cooperação se dá, dentro da UFRN, com o Instituto Metrópole Digital (IMD), com o Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e o Centro de Educação, tendo por objetivo criar  um curso de pós-graduação voltado para gestão de novas tecnologias.

Possuindo parceiros em alguns países da Europa, como Portugal, Espanha, França e Itália, e também na América Latina (Brasil, Argentina e Peru), o Programa de Mestrado trata-se de um projeto de pesquisa, ensino e extensão financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidade Nacional de Luján, na Argentina.

Seu objetivo junto ao IMD, DIMAp e Centro de Educação é desenvolver um curso de pós-graduação, inicialmente na forma de mestrado profissional, reconhecido internacionalmente, com o intuito de formar Gestores de Inovação e Tecnologia, contribuindo assim para o desenvolvimento local.

De acordo com o professor do IMD Dennys Leite, um dos responsáveis pela mediação da parceria, o curso está previsto para ser lançado oficialmente no final deste ano e deverá iniciar sua primeira turma já no primeiro semestre de 2020.

“A ideia é criar um curso de pós-graduação, inicialmente um mestrado na área de gestão e inovação em tecnologias, para atender às demandas das empresas locais, além de capacitar profissionais que possam gerenciar as novas tecnologias que surgem a cada dia”, ressalta o docente.

Oficialização

Diretores do IMD, representantes do DIMAp e Centro de Educação, juntamente com pesquisadores de diferentes universidades parceiras do Programa, reúnem-se nessa quarta feira (12) na sede do Instituto Metrópole Digital com o intuito de definir as etapas para instalação do Programa.

Além da cooperação firmada, projeto EULA-GTEC também atua, no Estado, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no qual já desenvolve ações de extensão voltadas às aŕeas de Tecnologia e Gestão de Turismo.