Incubados e pré-incubados participam de oficina sobre relações de emprego e trabalho

Diferenças entre os tipos de contratos e a relação de empregos foram pontos discutidos
13-06-2019 / ASCOM
Inova

Dar início a um negócio exige que inúmeros fatores sejam considerados. Plano de negócio, administração financeira e gestão comunicacional, são alguns dos elementos fundamentais na estruturação de um empreendimento. Além destes, é importante lembrar das relações de emprego e trabalho, pois é por meio destas que empresas e colaboradores compreendem os seus direitos e deveres na relação trabalhista.

Pensando nisso, a Inova Metrópole realizou, na tarde desta quinta-feira (13), a oficina “Relações de emprego e trabalho e os impactos na organização”, ministrada pela administradora Léia Melo e direcionada às empresas inseridas nos programas de incubação e pré-incubação da Inova. O workshop é organizado pela equipe da Incubadora e faz parte do ciclo de oficinas de planejamento estratégico.

Durante a oficina, falou-se sobre as diversas questões relativas aos vínculos empregatícios, tais como as diferenças entre trabalho e emprego, as características de um empregador e as renovações de contrato. As mudanças levantadas pela reforma trabalhista também estiveram em pauta.

Além disso, Léia ofereceu dicas aos empreendedores a cerca dos aspectos fundamentais que devem ser levados em consideração ao dar início a um negócio. “O principal aspecto que o empreendedor deve atentar é de que deve-se ter segurança que seu negócio vai ser duradouro e estará dentro da legalidade. A primeira coisa que se deve pensar, no que diz respeito às questões trabalhistas, é conhecer qual é o negócio em que se está entrando, ou seja, quais são as obrigações trabalhistas para com o meu corpo colaborativo”, aponta a administradora.

Para finalizar o momento, a Léia abriu espaço para questionamentos particulares dos participantes, levando em consideração as especificidades de cada empresa presente.

Formada em administração, Léia Melo é especialista em gestão de pessoas e pós-graduada em direito do trabalho. Durante sua trajetória, sempre atuou em questões relacionadas à gestão de relações de trabalho. Atualmente é coordenadora do setor pessoal do Hospital Rio Grande.