IMD recebe visita de estudantes intercambistas de 11 países

Evento acontece em julho e faz parte de programa promovido pela ONG AFS e a British Petroleum (BP)
26-06-2019 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai receber, entre os dias 4 e 5 de julho, a visita de 37 estudantes de diferentes países, que vão conhecer suas instalações e algumas das pesquisas realizadas em seu âmbito. O evento faz parte de um programa de incentivo à ciência e tecnologia promovido pela ONG AFS Brasil, em parceria com a British Petroleum (BP), empresa global de energia, e acontece simultaneamente em diferentes países.

O objetivo da parceria é expor aos estudantes os campos de desenvolvimento científico e tecnológico em diferentes países, ao mesmo tempo em que promove a aprendizagem intercultural. Para isso, os alunos permanecem quatro semanas nos lugares visitados, onde conhecem suas instituições de ensino e pesquisa e participam de aulas técnicas.

No IMD, os intercambistas serão recebidos pelos professores Frederico Lopes e Anderson Paiva Cruz, e participarão de uma programação que envolve aulas interativas a respeito do tema “Cidades Inteligentes” e também sobre a formulação de projetos como a metodologia de gerenciamento Canvas. Além disso, os estudantes também aprenderão noções sobre programação de jogos e aplicativos.

De acordo com o organizador do evento na UFRN, o voluntário e treinador do AFS, Rodrigo Soares, a vista no IMD tem por objetivo consolidar os conteúdos apreendidos pelos estudantes durante a visita anterior, que foi realizada ao Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN), no último dia 19.

“O objetivo principal das aulas que eles terão no IMD é promover a consolidação do que foi aprendido durante as quatro semanas, culminando com uma apresentação formal de projetos com soluções reais que eles possam aplicar em suas comunidades e bairros, ao retornarem para os seus países”, ressalta o organizador.

Ele destaca ainda que, depois de conhecerem o IMD, os intercambistas vão realizar uma visita técnica ao Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), prevista para o dia 8 de julho.

Na UFRN, especificamente, os estudantes têm contato com aulas mais avançadas sobre os conteúdos-chave do Programa, que se relaciona com os princípios e metodologias do STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Por esse motivo, explica Soares, se deu a escolha estratégica dos três maiores institutos de pesquisas da Universidade: o IIF, o IMD e o ICe.

A parceria entre a ONG AFS Brasil e a British Petroleum (BP) teve sua primeira edição realizada em 2018. Neste ano, o Programa recebeu estudantes de países como Rússia, Turquia, Malásia, Estados Unidos, México, África do Sul, Índia, Egito, Alemanha, China e Trinidad e Tobago.