Programa Talento Metrópole realiza 5ª edição do Curso de Inverno
Abertura aconteceu na sede do Instituto e contou com a participação de 48 candidatos
09-07-2019 / ASCOM
O Programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou na manhã de ontem (8) a abertura da quinta edição do Curso de Inverno, segunda etapa do processo seletivo para escolher novos estudantes que farão parte do Programa em 2019. Ao todo foram selecionados 48 estudantes, dos 286 inscritos, oriundos de escolas das redes pública e privadas de Natal.
O Curso de Inverno trata-se de uma avaliação prática com os selecionados, que durante uma semana serão acompanhados por tutores e realizarão atividades monitoradas, como oficinas e gincanas abordando assuntos relativos à programação, raciocínio, pensamento computacional e robótica. Ao final da aplicação do Curso, aqueles que obtiverem os melhores resultados e desempenho serão convidados a fazer parte do Programa.
Durante a abertura, que aconteceu na sede do Instituto, os candidatos foram recebidos pela coordenação do Programa, que realizou uma breve exibição do IMD e apresentou as orientações sobre o Curso de Inverno. Também estavam presentes nesse primeiro encontro alunos que fizeram parte das quatro edições anteriores do Talento Metrópole, que compartilharam com os candidatos suas experiências e o papel do Programa em suas trajetórias.
A coordenadora do Programa, a professora Izabel Hazin, explica que esta é uma das etapas mais importantes do processo de seleção, por tratar-se do momento em que os candidatos são avaliados na prática. “Nessa etapa a gente faz uma avaliação a respeito da inteligência e criatividade do candidato. Além disso, desenvolvemos testes que investigam a aptidão para habilidades importantes para área de TI”, explica a coordenadora.
A professora ainda destaca que um dos diferenciais dessa nova etapa em relação às anteriores é o número de candidatas meninas que estão participando do Curso de Inverno, 12 ao todo.
“A gente fica muito feliz com o número alto de meninas, que triplicou com relação à média de anos anteriores. É um grande avanço vermos essa expressiva participação feminina no campo da TI. Além disso, a gente conseguiu avançar muito na organização do Curso de Inverno com o passar do tempo, sobretudo com a ajuda dos alunos, deixando-o mais lúdico e divertido”, avalia a professora.
Sobre o Programa
O Programa Talento Metrópole é uma iniciativa que visa identificar estudantes com altas capacidades ou superdotação, com o intuito de integrá-los a uma estrutura que lhes proporcione o acesso a novos conhecimentos, em especial na área de Tecnologia da Informação, trabalhando, dessa forma, no aperfeiçoamento dos talentos em TI.
Para isso, os alunos são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa. Assim, o programa também se volta para proporcionar que os estudantes possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.