IMD recebe ministro Marcos Pontes para inauguração do Programa Ciência Conectada

Iniciativa visa ampliar a Rede Ipê, com acesso à internet para mais 77 localidades de seis estados
09-08-2019 / ASCOM
UFRN Visita

Texto: Felipe Araújo / Fotos: Thércio Leite

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na manhã desta sexta-feira (9), a visita do titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o ex-astronauta Marcos Pontes. Ele veio lançar a primeira fase do Programa Ciência Conectada, que prevê a ampliação de uma infovia de cabos de fibra ótica, denomina Rede Ipê, responsável por interligar instituições de ensino como universidades, instituto federais e escolas públicas.

Com a ampliação, a velocidade de internet nessa rede passará de 10 para 100 Gigabits por segundo – mil vezes a capacidade de uma banda larga doméstica comum. A primeira fase do programa deverá levar o serviço para 77 localidades. Elas compreendem seis Estados – dentre eles, o Rio Grande do Norte –, 16 cidades e 64 instituições de ensino e pesquisa. A previsão é que, até 2021, sejam finalizadas as 16 redes metropolitanas, permitindo conexão de internet para mais 1,3 mil escolas. O investimento será da ordem de R$ 80 milhões.

Instituto

Na ocasião da visita, o ministro Marcos Pontes foi recebido, dentre outros, pelo reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, e pelo diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo. Foi feita uma breve apresentação do Instituto e seu funcionamento no que diz respeito aos cursos oferecidos, projetos desenvolvidos e as atividades do Parque Tecnológico Metrópole Digital e da incubadora de empresa Inova Metrópole.

Ministro foi recebido pelo reitor Daniel Diniz e pelo diretor geral do IMD, Ivonildo Rêgo, ocasião em
que conheceu detalhes do funcionamento do Instituto

Em seguida, Pontes foi realizar o lançamento oficial do Programa Ciência Conectada no auditório do IMD. O evento foi assistido por autoridades acadêmicas da UFRN, professores e alunos do Instituto, e contou com a participação de representantes de outros ministérios e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Organização Social vinculada ao MCTIC e responsável pela execução do Ciência Conectada.

RNP

O evento foi aberto pelo diretor nacional da RNP, Nelson Rodrigues, que, na ocasião, expôs sua satisfação por participar do lançamento do programa. "Para mim, esse momento é muito simbólico, pois marcamos o surgimento de uma nova geração de oferta de internet no Estado. Essa nova infraestrutura servirá para os próximos 25 anos e representa um importante fator para os municípios, que hoje precisam não apenas de eletricidade e água, como antigamente, mas de conexão e de inovação", comentou o diretor.

Compartilhando a mesma linha de pensamento, o coordenador geral de tecnologia e inovação da educação básica do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Mathias Pedro, comentou sobre o valor positivo do programa para o Rio Grande do Norte. "A conexão abre as portas para o mundo. Eu mesmo estudei em escolas públicas e, para mim, uma das maiores necessidades dessas instituições é infraestrutura de qualidade e isso inclui, evidentemente, redes de internet", ressaltou o coordenador.

Marcos Pontes

Em sua fala, o ministro Marcos Pontes abordou a importância do conhecimento científico e do trabalho conjunto que é necessário para colocar o programa em prática. "Para conectar milhões de pessoas, é necessário o nosso trabalho em equipe e é muito gratificante poder contar com a integração de vários ministérios e instituições de ensino, como é o caso da UFRN", destacou ele.

Pontes também dedicou parte de seu discurso para comentar sobre a UFRN e o Instituto Metrópole Digital, em especial no que diz respeito ao Parque Tecnológico, que, de acordo com o ministro, oferece um modelo de distribuição de conhecimento e inovação que tem o mérito de se espalhar de maneira eficaz para toda a sociedade.

Ele ainda manifestou sua satisfação com relação ao trabalho feito em parceria com a RNP. "Antes só se enxergavam as conexões de alta velocidade em âmbito de gerenciamento de dados, especificamente voltado para setores de computação. Hoje, essa troca de informações acontece também em muitos outros âmbitos das instituições de ensino, e é importante que tudo flua de maneira rápida e eficaz", afirmou.

Reitor

Em seu discurso, o reitor Daniel Diniz ressaltou a atuação da UFRN na área de ciência, tecnologia e educação e exemplificou citando a importância do próprio do IMD para esses setores dentro da Universidade. "O Instituto é um exemplo de inovação, que contempla o ensino desde o nível técnico até o doutorado, integrando pesquisa, educação e empreendedorismo em um só lugar", destacou ele.

O reitor Daniel Diniz falou da atuação da UFRN na área de ciência, tecnologia e educação, utilizando
o IMD como exemplo exitoso

O reitor também fez referência à Rede Giga Metrópole, ação da UFRN que fornece internet por meio de fibra ótica para mais de 350 escolas de Natal e municípios próximos, e para 85 instituições das áreas de saúde e de segurança pública. A estrutura foi construída em parceria com a representação local da RNP, executora do projeto.

“Conseguimos hoje atender a várias instituições todos os dias. Ou seja, o programa Ciência Conectada se trata de uma grande complementação desse trabalho, de modo que todos nós consigamos oferecer internet de fibra ótica a ambientes afastados, como zonas rurais", afirmou Daniel Diniz.

Dentre as empresas da incubadora Inova Metrópole visitadas pelo ministro, esteve a Void 3D, especializada
em prototipagem e fabricação de impressoras 3D

Ao final do evento de inauguração, o ministro e sua equipe visitaram algumas das empresas incubadas na Inova Metrópole, ocasião em que foi acompanhado pelo reitor Daniel Diniz, o diretor geral do IMD, Ivonildo Rêgo, o diretor do Parque Tecnológico, Anderson Cruz, e a gerente executiva da incubadora, Iris Pimenta.