20 ago 2019/ ASCOM

IMD abre inscrições para projeto de extensão que visa a capacitação de professores do Estado

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para o curso de extensão de capacitação de professores “Pensamento Computacional e sua Relação com a BNCC para Professores do Ensino Fundamental da Rede Pública”. A iniciativa destina-se a participantes do Programa Norte-Rio-Grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!), ação que visa desenvolver habilidades de ensino digital para docentes da rede pública.

Promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN), o curso está com inscrições abertas até o dia 01 de setembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFRN) e o projeto de extensão disponibilizará 60 vagas ao total.

O curso é voltado, prioritariamente, para professores vinculados à SEEC-RN. De acordo com a demanda, será possível abrir para demais docentes interessados.

O cronograma do projeto consiste em duas etapas: a primeira, contendo atividades teóricas e práticas, será organizada em dois encontros semanais, totalizando 60 horas de carga horária, no período entre setembro a novembro deste ano.

A segunda etapa, que acontecerá entre os meses de outubro e novembro deste ano, visa acompanhar os professores a partir de intervenções em “clubes de programação” - grupos que promovem resolução de problemas em tecnologia para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas.

Pensa RN!

O lançamento do programa aconteceu no grande evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party 2019, realizado no último final de semana. Na ocasião, foi explicada a importância de uma ação como essa, que visa a qualificação dos professores do Rio Grande do Norte, estimulando o raciocínio, criatividade e critica no ensino dos docentes.

Com o objetivo de promover inovação em educação por meio do pensamento computacional, o programa propõe desenvolver ações pedagógicas em instituições de ensino básico do Estado.

Para isso, oferece ensino inovador, capacitando alunos e professores da rede pública e permitindo a aquisição de habilidades no acesso à internet e a tecnologias digitais. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Pensa RN!, acesse o site.

Além do IMD, o programa tem parceria com o Governo do Estado, Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN) e Code Club Brasil (rede de voluntariado que cria clubes de programação e materiais didáticos).