IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

20 ago 2019/ ASCOM

IMD abre inscrições para projeto de extensão que visa a capacitação de professores do Estado

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para o curso de extensão de capacitação de professores “Pensamento Computacional e sua Relação com a BNCC para Professores do Ensino Fundamental da Rede Pública”. A iniciativa destina-se a participantes do Programa Norte-Rio-Grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!), ação que visa desenvolver habilidades de ensino digital para docentes da rede pública.

Promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN), o curso está com inscrições abertas até o dia 01 de setembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFRN) e o projeto de extensão disponibilizará 60 vagas ao total.

O curso é voltado, prioritariamente, para professores vinculados à SEEC-RN. De acordo com a demanda, será possível abrir para demais docentes interessados.

O cronograma do projeto consiste em duas etapas: a primeira, contendo atividades teóricas e práticas, será organizada em dois encontros semanais, totalizando 60 horas de carga horária, no período entre setembro a novembro deste ano.

A segunda etapa, que acontecerá entre os meses de outubro e novembro deste ano, visa acompanhar os professores a partir de intervenções em “clubes de programação” - grupos que promovem resolução de problemas em tecnologia para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas.

Pensa RN!

O lançamento do programa aconteceu no grande evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party 2019, realizado no último final de semana. Na ocasião, foi explicada a importância de uma ação como essa, que visa a qualificação dos professores do Rio Grande do Norte, estimulando o raciocínio, criatividade e critica no ensino dos docentes.

Com o objetivo de promover inovação em educação por meio do pensamento computacional, o programa propõe desenvolver ações pedagógicas em instituições de ensino básico do Estado.

Para isso, oferece ensino inovador, capacitando alunos e professores da rede pública e permitindo a aquisição de habilidades no acesso à internet e a tecnologias digitais. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Pensa RN!, acesse o site.

Além do IMD, o programa tem parceria com o Governo do Estado, Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN) e Code Club Brasil (rede de voluntariado que cria clubes de programação e materiais didáticos).

Outras Notícias

29 mai 2019 por
ASCOM

Plataformas do Smart Metropolis recebem destaque em evento internacional

O Fiware Global Summit reuniu na Itália desenvolvedores de todo mundo que utilizam o sistema FIWARE


EVENTO | SMART METROPOLIS
30 ago 2019 por
ASCOM

Estudantes do IMD participam de projeto de reestruturação de laboratórios escolares

Projeto InRede realizou ação no último dia 20 em escola da Zona Norte de Natal


TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS