IMD abre inscrições para “Clube de Programação” voltado para alunos de escolas públicas

Atividade é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano e inscrições seguem abertas até o dia 21/09
04-09-2019 / ASCOM
Extensão Curso

O Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para primeira edição do curso “Clube de programação para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas”, atividade extensionista realizada em parceria com o Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!).

Contando com a colaboração da Secretaria de Estado, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), o curso tem por objetivo oferecer formação a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas, de modo que desenvolvam competências técnicas na área do Pensamento Computacional. Os interessados em participar têm até o dia 21 de setembro para realizar a inscrição, que deve ser feita exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa) da UFRN, no seguinte endereço eletrônico.

Nesta primeira edição, o curso oferece um total de 90 vagas, distribuídas em três turmas (30 vagas para cada turma), cujas aulas acontecerão sempre aos sábados pela manhã, entre os meses de setembro e dezembro, totalizando 10 módulos.

Atividades

As aulas funcionam como um “clube de programação”, no qual os alunos vão desenvolver atividades que os estimule à prática do raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas.

Para isso, serão utilizadas “diversas ferramentas de programação visual com o auxílio de jogos digitais, seguindo o modelo internacional do Code Club, que é uma rede de clubes de programação que tem como missão dar uma chance para os jovens de 9 a 14 anos aprenderem a programar”, explica o coordenador da ação, o professor do IMD Charles Madeira.

As aulas acontecerão no laboratório A 101, no IMD, e serão ministradas por alunos de graduação da UFRN, sobretudo aqueles vinculados ao Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI).

Pensa RN!

Lançado recentemente na Campus Party 2019, o Pensa RN é uma ação que tem o objetivo de promover inovação em educação por meio do pensamento computacional. O programa propõe desenvolver ações pedagógicas em instituições de ensino básico do Estado.

Para isso, oferece ensino inovador, capacitando alunos e professores da rede pública e permitindo a aquisição de habilidades no acesso à internet e a tecnologias digitais. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Pensa RN!, acesse o site.

Além do IMD, o programa tem parceria com o Governo do Estado, Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN) e Code Club Brasil (rede de voluntariado que cria clubes de programação e materiais didáticos).