IMD recebe ação para marcar o Setembro Amarelo, movimento nacional de prevenção ao suicídio

Atividade ocorre na próxima segunda (12), às 9h, e integra campanha “Um olhar para a vida”, da Proae
06-09-2019 / ASCOM
Extensão

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebe, no dia 9 de setembro, uma ação especial voltada para seus estudantes. Com o tema “Um olhar para vida”, a atividade, que consiste em um jogo lúdico, acontece a partir das 9h na sala B-203 do IMD.

A ação dispõe de vagas limitadas e será conduzida pelas psicólogas Allana Carvalho e Patricia Souza. Para participar é necessário realizar inscrição por meio do seguinte endereço eletrônico.

A atividade desenvolvida no IMD integra-se a uma campanha mais ampla, também intitulada “Um olha para vida”, e que é promovida pelo Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, que realiza, ao longo deste mês, em diversos setores da Universidade, atividades de orientação e reflexão acerca do tema do suicídio.

Mitos e cuidados

Com foco na discussão sobre a temática do suicídio, serão debatidas questões como mitos e cuidados a respeito do assunto. Para isso, a ação será realizada por meio de um jogo de tabuleiro, o Ligados na Vida”.

“O jogo trata-se de uma estratégia lúdica de reflexão e mediação sobre a temática do suicídio. O Ligados na Vida é um jogo de tabuleiro elaborado por psicólogos e alunos com a finalidade de facilitar um diálogo sobre a temática, problematizando e debatendo mitos, bem como construindo caminhos de cuidado dentro de uma compreensão em rede”, explica a psicóloga Patrícia Souza.

A ação ainda disponibilizará aos participantes um certificado de atividades extracurriculares, que poderá ser acessado por meio do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFRN.