Aluno do BTI recebe prêmio por melhor vídeo em eCICT

Produto audiovisual explica pesquisa acadêmica que otimiza plataforma OBAMA
01-11-2019 / ASCOM
Obama Inovação Premiação

Atuando desde 2016 com pesquisas para aperfeiçoamento da plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), Elvis Medeiros de Melo – estudante matriculado no curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – recebeu, na última sexta-feira (25), uma premiação do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT).

O reconhecimento se deu pela produção de melhor vídeo sobre projeto científico, que, no caso de Elvis Medeiros, recebe o tema “Levantamento de Critérios Pedagógicos para Inserção de Apps no Ensino e Aprendizagem da Matemática”.

“A ideia do meu estudo foi incrementar o uso de aplicativos educacionais que ajudassem professores de matemática a planejarem suas aulas e desenvolverem suas atividades em sala. A plataforma OBAMA já contava com alguns aplicativos catalogados, mas percebemos que era preciso ir mais além”, conta o aluno.

Desse modo, graças à sua pesquisa, mais de 200 aplicativos novos foram catalogados na plataforma, sendo esses classificados por conteúdo curricular e habilidades.

“Agora, os professores que querem conhecer aplicativos educacionais podem fazer buscas no nosso sistema de acordo com conteúdo, como geometria, ou habilidades a serem ensinadas aos alunos, como potenciação, entre outros”, explica Elvis Medeiros.

Criada para otimizar o ensino e aprendizado em Matemática, a Plataforma OBAMA oferece acesso on-line a vários conteúdos pedagógicos multimídia. São mais de 500 Objetos de Aprendizagem (OAs) para uso em sala de aula, do tipo animação e simulação, tanto para computadores como para dispositivos móveis.

Além disso, a Plataforma conta como uma ferramenta para produção colaborativa e compartilhamento de planos de aula elaborados por professores.

eCICT

Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o eCIT 2019 contou com a apresentação de pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, conduzidas por alunos de iniciação científica e tecnológica da UFRN. Nesta edição, foram cadastrados 1200 projetos.

Destes, foram premiados 90 artigos científicos e seis vídeos, sendo estes necessários para apresentação dos projetos para o público. As propostas foram organizadas de acordo com as categorias de ciências exatas, saúde e ciências humanas e sociais.

Com a premiação, Elvis Medeiros, orientado pelo professor do IMD Dennys Leite Maia, passará a receber uma bolsa no valor de R$ 800 e poderá submeter seu projeto acadêmico a nível nacional. O discente também poderá dar continuidade ao projeto vinculado ao OBAMA e a outras linhas de pesquisa.