01 nov 2019/ ASCOM

Professores do IMD discutem criação de núcleo de pesquisa e inovação em Inteligência Artificial

Professores do Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reuniram-se hoje (1º) para discutirem a criação de um Núcleo de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.

O encontro, que contou com docentes do Instituto e de outros setores da Universidade, foi conduzido pelo professor Ivanovitch Medeiros, responsável pela apresentação e idealização do projeto inicial.

Em sua palestra, ele expôs brevemente sobre a crescente expansão do uso de Ciências de Dados em todo mundo. No contexto da educação, essa tendência tem sido responsável, entre outros efeitos, pela busca crescente de cursos online.

Diante disso, o objetivo, segundo o planejamento inicial do núcleo, é democratizar o acesso à Ciência de Dados para o maior público possível.

Em sua apresentação, Medeiros também discorreu sobre os elos de pesquisa, inovação, desenvolvimento e sustentabilidade envolvidos no projeto, sobre perfis de docentes requeridos para operacionalização do plano, propostas de espaço físico onde acontecerão as atividades do núcleo, entre outros assuntos.

Ao final da apresentação – que também contou com a participação do diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, sobre a proposta educacional do Instituto para toda a comunidade acadêmica – os demais docentes puderam contribuir com o projeto por meio de sugestões, críticas e esclarecimentos de dúvidas.