03 dez 2019/ ASCOM

Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias para Educação é premiado em workshop da CAPES

O projeto desenvolvido no Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), ganhou o primeiro lugar no II Workshop de Inovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). O evento, realizado no XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), aconteceu em Teresina, Piauí, entre os dias 27 e 29 de novembro.

Dentre os 25 projetos apresentados durante o workshop, o desenvolvido pelo GameLab, “Série de Jogos Digitais Episódicos Multiplataforma para Conteúdos da Matemática”, recebeu destaque por ser original e, ao mesmo tempo, educativo. No evento, estavam presentes o coordenador do Laboratório, Charles Madeira, e um dos bolsistas que participa do projeto, Nathanael Nascimento, que receberam uma medalha como prêmio.

De forma lúdica e criativa, o projeto desenvolvido tem como objetivo apresentar jogos digitais envolvendo a Matemática no contexto de sala de aula. E, para isso, criou um jogo intitulado “Pharos” como produto, no qual a finalidade é fazer com que o estudante tenha interesse em continuar utilizando-o como um suporte de aprendizado.

“Desenvolvemos uma proposta de uma história com personagens específicos e com cenários, tendo a Matemática dentro do contexto do jogo. Então, os personagens possuem desafios em que a disciplina está envolvida de alguma forma”, explicou o coordenador Charles Madeira.

A “Série de Jogos Digitais Episódicos Multiplataforma para Conteúdos da Matemática” também tem como propósito desmistificar a ideia de que a disciplina de Matemática é de difícil compreensão e fazer com que os alunos se sintam interessados em aprender mais.

“A Matemática hoje é uma disciplina vista como algo muito difícil para os alunos. Menos de 10% dos estudantes terminam o Ensino Médio aprendendo os conceitos da matéria. Isso tem consequências graves para o Ensino Superior, principalmente para os cursos da área Tecnológica ou de Exatas”, afirmou Charles Madeira.

GameLab

No GameLab são desenvolvidos diversos projetos, tanto no âmbito da pesquisa como no da extensão e da inovação. Além da coordenação do professor Charles Madeira, há participação de mais 50 alunos envolvidos no Laboratório, 12 deles participaram do desenvolvimento do jogo "Pharos".

O Laboratório conta com pessoas de diferentes áreas para seu funcionamento, como: desenvolvedores, profissionais de animação e professor de Matemática. No site do jogo, é possível conferir mais sobre o que foi desenvolvido pela equipe.