10 dez 2019/ ASCOM

Pós em Bioinformática abre inscrições para candidatos com projetos vinculados a demandas de empresas

O Centro de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com processo seletivo aberto para candidatos ao seu Mestrado e Doutorado que tenham relação de trabalho com empresas estatais ou privadas e queiram desenvolver projetos de pesquisa relacionados ao exercício da sua função.

Os projetos poderão, portanto, estar vinculados ao desenvolvimento de soluções, produtos ou processos para atender às demandas específicas da empresa.

A seleção possui um cronograma de inscrições, feito em fluxo contínuo, no qual há três períodos para o candidato se cadastrar. O primeiro está aberto e segue até 23 de janeiro de 2020. Já o segundo abrirá no dia 1º de fevereiro e seguirá até 20 de março do mesmo ano e, por último, o terceiro período começará no dia 1º de abril, terminando em 20 de maio de 2020.

Vagas

Ao todo, são ofertadas 20 vagas: 10 delas para o curso de Mestrado e 10 para o de Doutorado, com os projetos sendo direcionados prioritariamente para a linha de pesquisa “Desenvolvimento de Produtos e Processos”. No entanto, não há obrigatoriedade de ocupação das vagas ofertadas, ficando a ocupação das mesmas condicionada ao desempenho dos candidatos.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para preenchimento do formulário online e inserir uma série de documentos que podem ser conferidos no edital disponibilizado na mesma página que serão realizadas as inscrições, e também aqui, para download: Edital nº 03/2019 – PPg-Bioinfo/UFRN.

A seleção, em todos os períodos, ocorrerá da seguinte maneira: avaliação e apresentação oral do projeto, de caráter eliminatório, e análise de desempenho acadêmico dos candidatos. Haverá uma comissão de no mínimo três professores, que darão notas para as etapas que envolvem o projeto a ser desenvolvido pelo candidato.

O resultado das avaliações feitas pelos docentes, referente ao primeiro período de inscrição, será divulgada em fevereiro de 2020 e, em março, será publicado o resultado final. No SIGAA e na página do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, será possível conferir o resultado final.

Os candidatos aprovados deverão fazer cadastramento e matrícula pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (Ppg-Bioinfo). Para esclarecer qualquer dúvida ou obter mais informações, o interessado poderá enviar um e-mail para o endereço bioinfo@imd.ufrn.br ou ligar para o telefone (84) 3342-2216 (ramal 123).