Workshop de Tecnologia em Análise Geoespacial para Segurança Pública tem início nesta quarta no IMD

Evento reúne representantes das Secretarias de Segurança de todo o país
11-12-2019 / ASCOM
Tecnologia

Discutir o uso das tecnologias da informação voltadas à segurança pública. Esse é o objetivo do 1° Workshop de Tecnologia em Análise Geoespacial para Segurança Pública, evento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), cuja programação inciou-se nesta quarta-feira (11) no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Reunindo mais de 40 representantes das Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas do país, pesquisadores e estudantes da Universidade, o evento conta com uma programação que estende-se até esta quinta-feira (12).

Condizido pelo titular da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI) da Senasp, delegado Wellington Silva, o workshop apresenta uma introdução à linguagem de programação Python, voltada ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas à análise espacial e segurança pública.

Benefícios

Mestre em sistemas de informação geográfica, Wellington Silva explica que durante os dois dias de evento, o workshop versará acerca dos processos de análise geoespacial voltados à segurança pública e também as tecnologias que são necessárias à execução de tais processos.

“A tecnologia permite que a gente tome melhores decisões enquanto gestor de segurança pública. O que a gente vai trabalhar aqui é justamente isso, essas tecnologias, e conhecê-las não mais como meros usuários, mas como conhecedores do seu desenvolvimento e da programação em volta destas, para que assim a gente possa inovar e buscar melhorias à segurança pública do nosso país”, aponta o diretor.

Wellington Silva ainda enfatiza a necessidade de haver um diálogo com a Academia. De acordo com ele, “a inovação passa pela Universidade, mas ela também não pode prescindir da práxis, da experiência diária. Então, isso engrandece tanto o trabalho do dia a dia do policial, que executa, quanto também da Academia, que passa a dispor de mais dados para suas pesquisas e mais acesso a informações”, destaca.

O evento faz parte do projeto estratégico Sinesp Big Data e Inteligência Artificial para Segurança Pública.