Bacharelado em Tecnologia da Informação forma 44 novos profissionais

Colação de grau, que aconteceu na última sexta-feira (28), marcou formação da 9ª turma do BTI
02-03-2020 / ASCOM
Colação BTI

Em clima de congratulação e reconhecimento, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), realizou, na última sexta-feira (28), a cerimônia de colação de grau de sua 9ª turma de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI).

O evento, que aconteceu no Auditório Otto de Brito Guerra, da Reitoria da UFRN, reuniu 44 profissionais em TI, membros da turma “We Just Did It”. A cerimônia também contou com a participação de familiares e amigos dos formandos, além do diretor do IMD Ivonildo Rêgo e do corpo docente do Instituto, que teve como patrono eleito o professor Gustavo Leitão.

Para dar início à celebração, foi convidada ao púlpito a aluna concluinte Bianca Ferreira, oradora oficial da turma. Em seu discurso, a bacharel aproveitou para realçar a conquista alcançada por ela e por seus colegas.

“Apesar de todas as dificuldades, todos os desafios, conseguimos chegar até aqui e este é um momento para refletir sobre todas as experiências, boas e ruins, que nos fizeram alcançar nosso objetivo. Enfim, nós fizemos TI, we just did it!”, ressaltou Bianca Ferreira.

Em seguida, após o juramento feito pela aluna Sara de Lima, a professora e coordenadora do BTI, Isabel Nunes, proferiu sua mensagem de congratulação à turma.

“Vocês viveram momentos individuais e também coletivos, quando tiveram que pensar juntos em soluções para problemas. Isso tudo os fortaleceu e os capacitou para situações diversas. Agora é ser criativo e experimentar novas ideias, lembrando sempre que vocês estarão desenvolvendo soluções para pessoas de carne e osso. Humanizem suas futuras relações de trabalho”, aconselhou Isabel Nunes.

O diretor Ivonildo Rêgo também parabenizou a turma de graduandos e, em seu discurso, enfatizou a importância da educação pública para o desenvolvimento do estado potiguar.

“Esse é o fim de uma etapa que marca o início de outra, a do trabalho e da inovação. E isso nos leva a refletir sobre o quanto é importante uma boa educação. Não há país no mundo que se desenvolva sem educação, ciência e tecnologia, ainda mais nos dias de hoje, conhecidos como ‘Era do Conhecimento’”, apontou o diretor.

O professor Ivonildo Rêgo ainda aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da UFRN para o estado potiguar, classificando-a como um grande legado responsável por 85% da produção de conhecimento do RN.

BTI

Conhecido por sua matriz curricular flexível – que permite que o aluno escolha quais competências e habilidades profissionais deseja aprimorar – o BTI é o curso de graduação do IMD, que responde pela formação de 252 alunos desde sua criação, em 2013.

O programa conta com duas ênfases – uma em Desenvolvimento de Software e outra em Computação – além de abranger cinco áreas de conhecimento: Informática Educacional, Sistemas de Informação de Gestão, Bioinformática, Internet das Coisas e Produção de Jogos Digitais.

Em 2015, o BTI obteve seu reconhecimento como Curso de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC), obtendo nota 4 em seu processo de avaliação. Mais informações sobre o bacharelado estão disponíveis em sua página oficial.