Estudante do IMD cria Guia do Pensamento Computacional para crianças
Proposta ajuda pais a ensinarem técnicas de PC aos filhos durante quarentena do Covid-19
29-05-2020 / ASCOM
De maneira a otimizar a formação e educação domiciliar durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a aluna de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Soraya Roberta Medeiros criou o Guia do Pensamento Computacional, iniciativa que ajuda pais ou responsáveis por crianças a desenvolverem atividades educativas durante o período quarentena.
Com foco no ensino dos pilares do Pensamento Computacional (PC) – decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos – o material ajuda crianças de 6 a 11 anos de idade a desenvolverem, desde já, competências como cooperação, produção, interpretação e leitura de textos, raciocínio lógico e formação de senso crítico e criativo diante de problemas escolares e do cotidiano.
Para isso, o Guia propõe atividades que podem ser feitas com equipamentos comuns encontrados em casa. Exemplos disso são as tarefas “Separar Brinquedos”, “Elaborando uma Festa de Aniversário”, “Compras do Supermercado”, “Cálculo de uma Conta Armada de Somar”, entre outras. A iniciativa também representa uma alternativa aos pais que não podem pagar por cursos com essa estratégia.
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE), Soraya Roberta Medeiros contou, para a produção do material, com a orientação dos professores Cibelle Amorim Martins, do Centro de Educação da UFRN e Charles Andrye Galvão Madeira, do IMD/UFRN, além da diagramação da aluna do curso de Turismo (UFRN), Carolina Dietrich.
Inovadora
Para muitos membros da comunidade científica, a metodologia PC tem se mostrado inovadora e detém tanta importância como as habilidades básicas de leitura, escrita e operações matemáticas.
Por isso, especialistas incentivam o desenvolvimento dessas técnicas desde cedo, de maneira a formar, no futuro, profissionais flexíveis e capazes de resolver diferentes tipos de problemas.