Diretor de ensino do IMD se reúne com estudantes para discutir propostas de ensino remoto

Encontro aconteceu ontem (28) por meio de live e serviu para esclarecer dúvidas dos alunos
29-05-2020 / ASCOM
Pós-graduação Curso Técnico BTI

Com o intuito de debater e esclarecer dúvidas quanto à possibilidade de retorno às aulas de maneira remota, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o diretor de ensino Daniel Sabino participou ontem (28) de uma live no YouTube com o Diretório Acadêmico Ada Lovelace (DAAL) – principal grupo representativo dos discentes matriculados no Instituto.

O encontro virtual, que aconteceu às 18h30, serviu para atualizar os participantes a respeito do planejamento acadêmico da UFRN quanto às formas e propostas de volta às aulas em meio à pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

O principal objeto de discussão foi a operacionalização de um Período Letivo Opcional no IMD, proposta que vem sendo discutida no Instituto e pela administração central da UFRN, que prevê atividades acadêmicas remotas de 40 dias – a serem instituídas entre a segunda quinzena de junho até o dia 24 de julho deste ano.

Na ocasião, Daniel Sabino aproveitou para enfatizar que a proposta ainda está sendo construída e aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFRN) e esclarecer uma série de dúvidas expostas pelos alunos do IMD. A reunião foi gravada e está disponível por meio deste link.

Perguntas

Por meio das
questões levantadas durante a transmissão ao vivo, foram discutidos assuntos como avaliações aplicadas à distância, como acontecerá a adesão da proposta pelos professores, oferta de disciplinas, seguimento ou não da proposta de ensino remoto original criada pelo IMD, matrículas online, monitoria, entre outros.

Segundo Daniel Sabino, os principais fatores que influenciaram a Reitoria a considerar o Período Letivo Opcional à distância foram, além da situação epidemiológica excepcional, o seu tempo curto de operação – que permite à Universidade fazer eventuais correções e ajustes no plano com rapidez – e a validade dos contratos de professores substitutos.

A UFRN segue com as discussões para a aplicação da proposta, contando, para isso, com debates e orientações junto a professores e demais profissionais envolvidos no ensino. O DAAL também se reúne hoje (29) com o Setor Pedagógico do IMD para discutir o projeto e estudar como os alunos poderão avaliar os novos planos de cursos a serem definidos pelos professores nas próximas semanas.

Mais informações sobre as atividades do Diretório estão disponíveis em seu perfil no Instagram, @daal.ufrn.