05 jun 2020/ ASCOM

IMD e Sesap lançam plataforma para integração de dados e análise epidemiológica do Coronavírus

Uma plataforma tecnológica desenvolvida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para a ajudar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN) no combate ao Coronavírus foi lançada oficialmente, durante entrevista coletiva, no início da tarde de hoje (5).

Trata-se de uma solução voltada para o registro, acompanhamento e análise epidemiológica de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Suas funcionalidades vão proporcionar maior agilidade na verificação contextualizada dessas ocorrências e, consequentemente, ações dirigidas eficazes para conter o avanço do vírus.

A tecnologia já vinha sendo usada pela Sesap, desde o início de abril, em “regime de homologação”, segundo explica um dos coordenadores do seu projeto de criação, o professor Itamir Barroca Filho. “A pltaforma estava em fase de homologação e aprimoramento. Houve ajustes que foram realizados e também mudanças para adaptá-la ao novo sistema implementado pelo Ministério da Saúde”, explica ele.

Outro coordenador do projeto, o professor Anderson Paiva Cruz, presente à entrevista coletiva, detalha que, com a plataforma, será possível integrar informações oriundas de três fontes distintas. Isso implica, segundo ele, o cruzamento de dados como as notificações de pessoas com suspeita da doença, os exames realizados e as confirmações do contágio.

Complexidade

“Existe uma grande complexidade dos processos de trabalho na área de saúde, que envolvem as unidades de saúde, as regionais de saúde e a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. A plataforma permite inserir informações sobre Covid e Síndrome Respiratória Aguda e integrar os dados, além de validá-los e geri-los, de modo proporcionar o trabalho de prevenção epidemiológica”, explica Anderson Cruz.

A ferramenta também proporciona uma visualização rápida das regiões das cidades analisadas, facilitando a localização geográfica do índice de infecção na população. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, ressaltou, em entrevista no mês de abril, que a plataforma “vai fazer com que se consiga um processo de investigação de cada caso de maneira cada vez mais ágil, facilitando o isolamento de maneira mais oportuna, de modo a isolar a transmissão”.

Coletiva

Estiveram presentes à entrevista coletiva, além do professor Anderson Cruz e da subcoordenadora Alessandra Lucchesi, o secretário estadual adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli. Na ocasião, este último forneceu à imprensa dados sobre a situação da epidemia de Coronavírus no Rio Grande do Norte.

Anderson Cruz, por sua vez, também detalhou as várias tecnologias que o Instituto Metrópole Digital vem desenvolvendo para contribuir no combate à pandemia no estado. É o caso da plataforma “Tô de Olho”, realizada sob demanda do Ministério Público Estadual e utilizada como forma de proporcionar à população realizar denúncias de aglomerações durante o período de pandemia.

Recrutamento

Outro exemplo citado é o “Sistema de Recrutamento de Profissionais da Saúde”, tecnologia desenvolvida pelo IMD cuja função é auxiliar a Sesap na gestão de seus processos seletivos temporários de profissionais da área. Funciona de modo a proporcionar o cadastramento e a contratação de pessoas que atuarão no atendimento à população durante o período de propagação do Coronavírus.

A tecnologia, que consiste em um sistema online, garante à Secretaria o monitoramento em tempo real de todo o processo seletivo, além de permitir a divulgação de editais nesse período de quarentena. Já ocorreram, com a utilização dessa solução, duas rodadas de seleção, que tiveram mais 17.600 cadastros, cerca de 9.300 profissionais inscritos como candidatos e pouco mais de 2.000 vagas disponibilizadas.

Por fim, também foi destacado pelo docente o “Sistema de Leitos”, tecnologia que agiliza a disponibilização de leitos alocados a pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19, dando para a Sesap um panorama da situação das unidades de saúde públicas e privadas do RN e da quantidade e classificação dos pacientes nelas internados, em tempo real.