Estudante do IMD desenvolve guia de ferramentas digitais para educação de alunos surdos

Produto de dissertação foi apresentado na Pós-Graduação de Inovação em Tecnologias Educacionais

De modo a promover conhecimento científico e inclusão social, o estudante Everton Brito, concluinte do Programa de Pós-Graduação de Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), desenvolveu, como produto de dissertação, o Guia de Ferramentas Digitais no Contexto da Educação de Surdos.

A iniciativa tem como principal objetivo ensinar como ferramentas digitais – como Kahoot, Mentimeter, Canva e Google Forms – podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da pessoa surda em qualquer nível de formação.

Para isso, o Guia, disponível por meio do link, traz uma série de atividades que estimulam habilidades como raciocínio lógico, compreensão em leitura, análise e reflexão sobre linguagens, entre outras.

O produto é resultado de uma série de pesquisas feitas entre 2018 e 2020 sobre uso de ferramentas digitais aplicadas à educação no contexto inclusivo e bilíngue e tem como principal público-alvo professores, estudantes e pesquisadores de educação inclusiva para surdos.

O estudo foi orientado pela professora Dra. Flávia Roldan Viana (CE-UFRN) e consultou docentes da educação básica que atuam com atendimento especializado, estudantes do Programa de Residência Pedagógica e graduandos dos cursos de Letras Língua Portuguesa e Libras da UFRN.

Sala de Aula

As atividades propostas pelo Guia podem ser feitas tanto em sala de aula, de modo inclusivo, como em salas com recursos multifuncionais, específicas para o atendimento educacional especializado.

A depender do exercício escolhido, os professores podem fazer uso do Guia em projetos interdisciplinares das áreas de Língua Portuguesa, Informática, História, Geografia e Artes. A recomendação é que as atividades sejam aplicadas em, no mínimo, três a quatro aulas de 50 minutos cada.