IMD discute retorno às aulas e promove debates sobre ensino remoto

Comissão formada por docentes, alunos e Setor Pedagógico discute metodologia de retorno às aulas
15-07-2020 / ASCOM
Programação BTI

De modo a dar continuidade ao ensino e avaliar as melhores formas de promover o aprendizado durante a pandemia de Covid-19, professores, servidores e estudantes do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estão envolvidos em uma série de debates para definir quais serão os próximos passos das atividades pedagógicas da unidade.

Em encontros online ocorridos na segunda-feira (13), a Comissão para Tratar do Ensino Remoto no Contexto do IMD discutiu a avaliação da Universidade – proferida oficialmente por Minuta de Consolidação de Propostas – sobre o retorno às aulas do semestre 2020.1, suspensas desde março.

O que temos até agora é uma proposta que está sendo discutida pelos diversos setores e unidades da universidade. Esses debates têm o intuito de melhorar o documento inicial e contemplar todas as realidades para um melhor retorno às aulas”, explica o diretor de ensino do IMD, professor Daniel Sabino.

Os debates de segunda-feira aconteceram por meio de dois encontros virtuais: o primeiro, que contou com a participação de docentes e servidores do IMD, ocorreu às 10h. Já o segundo, que reuniu membros do Diretório Acadêmico Ada Lovelace (DAAL) – que representa os estudantes do Instituto – aconteceu às 18h.

Segundo Daniel Sabino, os próximos passos para o retorno do semestre 2020.1 consistem na deliberação definitiva pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFRN). A previsão é que, nesta quinta-feira (16), mais reuniões aconteçam para um posicionamento definitivo da gestão da Universidade.

Minuta

Elaborada em conjunto com os diversos setores da UFRN, a Minuta de Consolidação de Propostas contempla todos os cursos de graduação da universidade, considerando questões como metodologias de ensino remoto, uso de plataformas online e acessibilidade técnica para estudantes com deficiência e para alunos em condição de vulnerabilidade social.

Formada por docentes, estudantes e membros do Setor Pedagógico do IMD, a comissão do Instituto que delibera sobre as atividades de ensino durante a pandemia tem desempenhado um papel crucial na criação de diferentes propostas pedagógicas.

Uma delas é a instituição de um modelo de ensino híbrido, cujo intuito é, após a amenização do quadro de Covid-19 no estado e quando for possível, propor a ocorrência de aulas presenciais de modo combinado com encontros virtuais.

A Comissão – além de acompanhar, debater e ouvir todas as deliberações sobre a volta às aulas junto às outras unidades e centros da Universidade – também criou um modelo de Protocolo de Biossegurança, que servirá de guia tanto para o retorno às atividades presenciais como para o uso atual da infraestrutura do IMD, que sedia empresas incubadas e diversos projetos de inovação e empreendedorismo em tecnologia.